Nova gestão do Sinditest inicia diálogo com a Direção do Hospital de Clínicas

Apresentar a nova gestão e abrir o diálogo com a patronal. Este foi o objetivo da primeira reunião entre o Sinditest e a direção do Hospital de Clínicas. O encontro, realizado hoje (25), é o segundo de uma série de agendas programadas com os dirigentes das instituições que compõem a base do Sindicato.

Maior hospital público do Paraná, com atendimento 100% gratuito via SUS, o Complexo do Hospital de Clínicas concentra, atualmente, aproximadamente 4.500 funcionários. Problemas como o assédio moral, escassez de materiais e de força de trabalho são constantemente reportados ao Sindicato. Entender as dinâmicas que permeiam a instituição é fundamental para o desenho de estratégias que beneficiem os principais interessados: trabalhadores e usuários.

“Nós, enquanto entidade que defende os trabalhadores, estaremos ao lado deles sempre que necessário. Sabemos que estamos vivendo tempos difíceis e os trabalhadores estão na linha direta dos ataques”, ressaltou Claudia Nardin, uma das coordenadoras gerais do Sindicato.

Para a superintendente do Complexo Hospital de Clínicas Claudete Reggiani, patronal e sindicato precisam estabelecer uma relação de parceria. “É um trabalho conjunto. É preciso uma nova postura do Sindicato, um novo direcionamento. Precisamos trabalhar com um novo olhar. A proposta é fazermos juntos, porque quem está vindo neste hospital depende do nível terciário de saúde, que não se encontra em qualquer lugar. Temos que atender essas pessoas com qualidade. Esse tem que ser o objetivo de todos nós”.

Funpar

A gestão sindical esclarece que esta reunião não teve por objetivo a discussão de pautas pontuais, como a situação dos trabalhadores Funpar e do Acordo Coletivo de Trabalho. Os assuntos serão debatidos com a base em assembleia da categoria. Reitera também que as reuniões mensais ordinárias com a gestão do HC serão mantidas.

“Para nós, como direção, o mais importante neste momento é nos inteirarmos do que está acontecendo. Já pedimos uma série de informações para o gabinete do Reitor e faremos o mesmo em relação ao hospital. Além de apresentarmos todo o grupo, queremos iniciar uma dinâmica diferente em relação à anterior. Essa gestão está sempre disposta ao diálogo, a construir e buscar soluções. Os impasses vão surgir, as críticas vão aparecer, isso é normal na relação entre os sindicatos e os empregadores. Queremos construir uma relação saudável dentro dos limites do que for possível. Ao defender os trabalhadores, estaremos sempre defendendo uma Saúde Pública de qualidade”, finalizou o coordenador-geral Daniel Mittelbach.

Na próxima semana, a direção sindical se reúne com o Reitor da UTFPR, Luiz Alberto Pilatti.