Avanço decisivo na luta pelo reconhecimento das horas trabalhadas no CHC

0

No dia 10, aconteceu reunião do GT-Banco de Horas no Complexo Hospital de Clínicas (CHC). Participaram representando o SINDITEST-PR: a coordenadora de Organização por Local de Trabalho e servidora do Hospital de Clínicas, Débora Cristina Rodrigues; Djalma Pedro, servidor do HC; Wilson Messias, Coordenador Geral, e Ivandenir Pereira Coordenador de Assuntos Jurídicos e Relações de Trabalho.

Após mais de oito meses de espera, finalmente houve retorno da administração da UFPR e da Superintendência do hospital sobre a reivindicação das trabalhadoras e trabalhadores do CHC para que não sejam mais prejudicados nas horas trabalhadas além da jornada, seja nas horas noturnas (hora ficta) ou em outras situações que geram horas a haver.

“É importante registrar que, historicamente, a Superintendência do Hospital tem demonstrado grande rapidez para cobrar horas negativas dos TAEs, enquanto mantém extrema morosidade para reconhecer e registrar as horas positivas efetivamente trabalhadas pelos servidores”, destaca Ivandenir Pereira.

Na avaliação da bancada dos trabalhadores, a retomada das reuniões do GT ocorreu por força da mobilização da categoria, especialmente impulsionada pela greve em curso, que recolocou o tema na agenda da administração.

No retorno da proposta de portaria que regulamentará o uso e o registro dessas horas a haver, não foram identificados, a princípio, obstáculos instransponíveis para sua implementação. Caso avance nos termos discutidos, essa regulamentação poderá representar um importante avanço e beneficiar significativamente as trabalhadoras e trabalhadores do CHC.

A bancada sindical reiterou a necessidade de celeridade na solução desse ponto, que inclusive foi incluído como item urgente da pauta interna da greve.

Uma nova reunião do GT está prevista para a próxima terça-feira, dia 17, quando deverá ser consolidada a redação final da portaria, incorporando ajustes em alguns pontos que foram problematizados pela Procuradoria da UFPR.

Compartilhar.

Comments are closed.

X