30 horas na pauta do Conselho Universitário da UFPR

Os processos de flexibilização da jornada de Jandaia e Palotina estão na pauta da sessão extraordinária do Conselho Universitário convocada para a próxima segunda-feira, 10 de setembro.

Após anos de espera, a votação desses processos é aguardada com ansiedade pelos servidores técnico-administrativos mas chega em um momento delicado para as 30 horas na UFPR.

Não existe nenhuma alteração na lei que sustenta a flexibilização da jornada, tão pouco foi feita qualquer alteração na resolução 12/17-COUN, ela segue vigente. Mesmo assim, relatórios de auditoria realizados pela CGU e posicionamentos do TCU frente a outros assuntos – como o pagamento dos bolsistas sênior – tem sido usados por diversas chefias da universidade para justificar um “boicote” às 30 horas.

O resultado disso é a instalação de um clima de terror que paralisa as comissões locais, a comissão geral e contamina as relações de trabalho favorecendo a prática do assédio moral.

CGU no Conselho Universitário

A prova de que existe uma ação articulada para derrotar as 30 horas é a informação divulgada por alguns diretores de setor e conselheiros que exigem a presença da CGU no Conselho Universitário para anteceder a análise dos processos de 30 horas.

Para lembrar, a resolução 12/17 – COUN foi publicada em 02 de agosto de 2017 e prevê um prazo de 18 meses para adequação a nova resolução para os setores que já tem jornada flexibilizada. A maioria dos setores já formou as comissões locais e está trabalhando na avaliação dos processos. Mesmo assim, a posição adotada por alguns diretores, chefias, docentes e até por alguns técnicos é de impedir a aplicação da resolução das 30 horas.

30 horas precisam da sua mobilização

Para destravar a aprovação dos processos, o Sinditest convida todos os servidores técnico-administrativos a acompanharem a sessão do COUN no próximo dia 10 de setembro, concentrados no hall da Reitoria da UFPR a partir das 08h 30min.

A direção do Sinditest avalia que já houve tempo suficiente para a comunidade universitária conhecer e aplicar a resolução. Aqueles que ainda tentam barrar as 30 horas estão assumindo uma posição que viola um direito dos servidores técnico-administrativos que é legal e que beneficia o serviço público.

Confira abaixo a convocação da sessão do conselho universitário:

Of. 22/2018-COUN

Curitiba, 05 de setembro de 2018.

Aos Senhores Conselheiros do Conselho Universitário

Assunto: Sessão Extraordinária do COUN/UFPR.

Senhores Conselheiros,

Tenho a honra de convocá-los para a Sessão Extraordinária do Conselho Universitário a realizar-se no dia 10 de setembro do corrente (segunda-feira), às 9h, na Sala do Conselho Universitário, constando da pauta os assuntos abaixo relacionados:

Ordem do Dia:

01) Assunto:   Sistemas de Bibliotecas – SIBI.

Processo: 035427/2018-98

02) Relatora: Cons.ª Maria Candida Pires Vieira do Amaral Kroetz

Processo: 211605/2017-11

Assunto:   Assunto: Pedido de flexibilização da Jornada de Trabalho do Campus Avançado de Jandaia do Sul.

Interessado: Campus Avançado de Jandaia do Sul

03) Relatora:  Cons.ª Maria Candida Pires Vieira do Amaral Kroetz

Processo:  019067/2018-87

Assunto: Pedido de revisão da flexibilização da Jornada de Trabalho da unidade denominada Secretaria Acadêmica de Graduação – Setor Palotina.

Interessada: Secretaria Acadêmica de Graduação – Setor Palotina

04) Relatora: Cons.ª Maria Candida Pires Vieira do Amaral Kroetz

Processo:   022565/2018-15

Assunto:   Assunto: Pedido de revisão da flexibilização da Jornada de Trabalho do Departamento de Engenharias e Exatas – Bloco de Química – Setor Palotina.

Interessado: Departamento de Engenharias e Exatas – Bloco de Química – Setor Palotina

05) Relatora:  Cons.ª Maria Candida Pires Vieira do Amaral Kroetz

Processo:   022569/2018-95

Assunto:   Assunto: Pedido de revisão da flexibilização da Jornada de Trabalho do Departamento de Biociências – Bloco Multidisciplinar – Setor Palotina.

Interessado: Departamento de Biociências – Bloco Multidisciplinar – Setor Palotina

06) Relatora:  Cons.ª Maria Candida Pires Vieira do Amaral Kroetz

Processo:   017629/2018-58

Assunto:   Assunto: Pedido de revisão da flexibilização da Jornada de Trabalho do Setor de Material Hospitalar Veterinário – Setor Palotina.

Interessado: Setor de Material Hospitalar Veterinário – Setor Palotina

Atenciosamente,