30 horas: mobilização dos técnicos para o COUN de amanhã (08) é adiada

A mobilização referente a luta em defesa da jornada flexibilizada de 30 horas que estava prevista para o Conselho Universitário de amanhã (08), quinta-feira, foi adiada para daqui duas semanas.

Hoje (7) à tarde, aconteceu reunião entre a comissão de técnicos constituída a partir de deliberação da última assembleia e a reitoria. Esta comissão é integrada por representantes do sindicato, por conselheiros da bancada dos técnicos e por servidores da base.

Na semana passada a referida comissão elaborou uma carta que foi protocolada no gabinete do reitor e na Secretaria de Órgãos Superiores da UFPR. Também na semana passada foi solicitada via ofício uma reunião com o reitor.

A reunião aconteceu hoje e abordou sobre as reivindicações apresentadas. O reitor assumiu o compromisso de pautar o pedido de reconsideração da decisão do último conselho (que revogou a resolução 12/17) para o COUN que será realizado daqui a duas semanas.

O Reitor Ricardo Marcelo Fonseca também sinalizou construir um diálogo sobre outras reivindicações contidas na carta. Disse que irá disponibilizar todos os documentos da CGU, do TCU, bem como o Ofício apresentado pela Professora Dra. Maria Cândida Pires Vieira do Amaral Kroetz. Também se comprometeu de realizar a Audiência Pública sobre a jornada flexibilizada.

Pontos importantes ficaram pendentes. O reitor disse que “a jornada flexibilizada não acabará na UFPR”, e que os procedimentos todos já estão sendo discutidos e elaborados através de uma equipe da PROGEPE, os quais estarão prontos até o final do mês de novembro. Quanto a solicitação de que os técnicos tenham representação garantida e acolhida nesta discussão, o reitor sinalizou que irá pensar na formação de uma comissão e dar retorno para os representantes da categoria.

Diante do exposto acima, a comissão dos técnicos que se reuniu com o reitor, entendeu que o melhor encaminhamento seria adiar a mobilização da categoria para a data do COUN que será realizado daqui a duas semanas.

A direção do sindicato se manterá na perspectiva de defesa da jornada flexibilizada, trabalhará para manter a categoria mobilizada diante desta luta. Ao mesmo, manterá os canais de diálogo e negociação abertos junto a reitoria, conservando sempre a defesa dos interesses dos servidores e da universidade pública, gratuita e de qualidade.