05 de agosto: Dia Nacional da Saúde

Hoje, dia 05, é celebrado no Brasil o Dia Nacional da Saúde. A data é um momento de luta e defesa das trabalhadoras e trabalhadores da área, entre eles técnicas e técnicos administrativos em educação da base do Sinditest-PR. As políticas de governo de Bolsonaro intensificam cada vez mais o sucateamento do SUS, o desmonte da ciência através da propagação da mentira, ataques à saúde e educação pública.

Além dos altos cortes no orçamento, que afetam diretamente o funcionamento das instituições e do serviço público, os trabalhadores e trabalhadoras enfrentam a precarização dos trabalhos. A rotina dos TAEs é marcada por aumento do ritmo de trabalho, práticas de assédio moral, defasagem salarial e cortes de direitos.

O Sindicato é uma entidade que defende a saúde pública e as trabalhadoras e trabalhadores. Reconhecemos a importante contribuição que a categoria presta para a população brasileira. Por isso, acreditamos que a mobilização para a mudança dos rumos do país, nesta data, são tão necessários.

O Dia Nacional da Saúde foi instituído em homenagem ao sanitarista Oswaldo Cruz, responsável pelo combate de epidemias no começo do século XX no Brasil e pela idealização da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição referência na saúde pública brasileira. A data busca promover o debate sobre a educação sanitária e a conscientização da população sobre a importância de adotar um estilo de vida saudável.