Assembleia EBSERH será realizada na próxima terça-feira (19)

Trabalhadores(as) da EBSERH aprovaram a realização de uma assembleia da categoria na próxima terça-feira (19), com primeira chamada às 10h e segunda chamada às 10h30, em frente à direção do Hospital de Clínicas da UFPR (HC). A decisão foi tomada durante reunião realizada na manhã desta sexta-feira (15), no HC.

A assembleia irá tratar da deflagração da greve da EBSERH, cujo indicativo foi aprovado nacionalmente pelo Condsef para a partir do dia 19. O Sinditest irá ouvir a base, e se esta decidir pela greve, tomará as providências legais, como a notificação da patronal e a divulgação em um jornal de grande circulação – medidas que não foram tomadas pela Sindsep/Condsef e que garantem que não haja corte de ponto, por exemplo.

O objetivo da greve é reivindicar o “destravamento” nas negociações do Acordo de Greve 2017/2018, que não avançam por descaso da EBSERH. No momento, a Empresa propõe reajuste zero para os(as) trabalhadores(as). O dirigente do Sindicato dos Médicos do Paraná (Simepar) Darley Junior, que esteve presente na reunião, apoia a luta dos(as) trabalhadores(as) EBSERH pelos seus direitos.

A assembleia discutirá também sobre plano de carreira, insalubridade e prorrogação das novas contratações.

IMG_0277_2

Adiamento ilegal

Quanto aos(as) 351 convocados(as) que tiveram sua contratação adiada de outubro para janeiro do ano que vem, o Sinditest se dispôs a assessorá-los e representá-los informalmente. Enquanto não são contratados(as), sua filiação será política.

Através da sua assessoria jurídica, o Sinditest fará uma denúncia ao Ministério Público, informando que a direção do Hospital não empossou os 351 trabalhadores convocados em agosto.

De acordo com o advogado do Sindicato Adilson Korchak, a partir da apresentação dos documentos, os(as) convocados(as) têm de ser empossados em até 30 dias. Com o adiamento das contratações para janeiro, esse prazo é extrapolado, o que é, portanto, ilegal.

“A empresa EBSERH realizou uma retificação unilateral no edital do concurso, prejudicando 351 trabalhadores que deveriam ser investidos em seus respectivos cargos no prazo de 30 dias, conforme prevê a legislação. Com a extensão do prazo, há uma violação dos princípios da publicidade e razoabilidade. A questão é, quem irá arcar com os prejuízos sociais e econômico dos trabalhadores que pediram demissão de seus atuais empregos?”, indaga o advogado.

Representação

Na reunião, os(as) trabalhadores(as) apresentaram diversas queixas, como plano de carreira injusto, diferenças de adicional de insalubridade em um mesmo setor e morosidade nas negociações nacionais do ACT.

O Sinditest reafirmou que irá defender os direitos dos(as) funcionários(as) EBSERH, como já fez em relação ao intervalo de 15 minutos, que os(as) trabalhadores(as) estão sendo obrigados a pagar.

Para isso, a filiação é de extrema importância. “O Sinditest tem legitimidade para representar vocês, conforme consta no estatuto do Sindicato e também na carta sindical da FASUBRA. Porém, a filiação fortalece a representação”, explica o trabalhador Evandro Castagna.

DOU_2

Carta sindical da FASUBRA