Zaki admite rediscutir RU, mas é inflexível com ponto eletrônico

O reitor da UFPR Zaki Akel Sobrinho admitiu em reunião com a diretoria do Sinditest-PR e representantes da base, na tarde desta sexta-feira, 05, que pode rediscutir o preço da refeição no RU para os técnicos administrativos. Zaki Akel ficou de avaliar uma alternativa oferecida pelos membros do sindicato, de debater o tema com toda a comunidade acadêmica, a fim de tentar distribuir mais equitativamente entre as três categorias o custo do subsídio hoje empregado pela universidade.

“O efeito prático desse aumento, para nós, foi desastroso. Nós somos a categoria menos valorizada do serviço público federal, endividados até o pescoço e sem poder aquisitivo. Comer no RU fazia parte da economia doméstica das pessoas”, explicou Márcio Palmares, diretor do Sinditest-PR.

Mariane Siqueira, diretora do sindicato, também admitiu a possibilidade de um aumento, desde que menos radical. “Ninguém aqui está dizendo que não se pode discutir algum aumento, a questão é a dimensão desse aumento, que aconteceu da noite para o dia”, argumentou. “Esse acréscimo, para muitos servidores, e aí nós precisamos ter em mente a realidade da Funpar, inviabiliza a alimentação no próprio restaurante da universidade.”

De acordo com a reitoria, o aumento aconteceu por conta de questionamentos dos órgãos de controle, que não admitem o que eles chamaram na reunião de “duplo subsídio” (que a universidade arque com parte dos custos das refeições do RU e também forneça o vale alimentação). “Honestamente, de minha parte o custo por refeição iria a R$ 8,84 em Curitiba, que é o valor total. Porque nós ainda estamos praticando o subsídio”, disse o pró-reitor de Administração, Edelvino Razzolini Filho.

O Sinditest-PR discorda da argumentação de “duplo subsídio” ou “duplo bônus”, já que o que os servidores recebem é o vale-alimentação (mais amplo, destinado a amparar o trabalhador para as compras de gêneros alimentícios durante todo o mês) e não o vale-refeição (que pretende arcar com as despesas das refeições feitas fora de casa, quando o servidor encontra-se em período de trabalho).

Os representantes do sindicato também cobraram da administração o uso da autonomia universitária, que oferece à UFPR a possibilidade de ir contra as orientações de órgãos reguladores. “Às vezes, a universidade parece seletiva na hora de aplicar essa autonomia”, alfinetou o coordenador-geral do Sinditest-PR, Carlos Pegurski.

“Por sua conta e risco”

Sobre a implantação do ponto eletrônico no próximo dia 1º de março, a reitoria se mostrou inflexível, mesmo diante do argumento de que muitos setores da universidade ainda não regularizaram a jornada flexibilizada. Zaki Akel garantiu que todos os processos serão analisados pela comissão das 30 horas formada na UFPR, mas também afirmou: “Quem faz esse regime informal, está por sua conta e risco.”

Laryssa Born, pró-reitora de Gestão de Pessoas da UFPR, seguiu a mesma linha. De acordo com ela, todos os setores tiveram tempo de regularizar sua situação. “Quem preferiu ficar em uma zona de conforto, vai pagar o preço.” De acordo com a reitoria, os servidores poderão tentar homologar as 30 horas até o dia 31 de março.

Durante a reunião, Edelvino Razzolini também afirmou que representantes da UTFPR o têm procurado a fim de estudar o sistema de ponto eletrônico em vias de implantação na UFPR. “Tenho conversado com o Vilson [Ongaratto] e o Sandroney [Fochesatto] sobre isso.”

A reitoria da UFPR comprometeu-se a responder, na segunda-feira, 15, a todos os pontos discutidos na reunião (leia aqui o documento entregue ao reitor) por meio de ofício.

Sandoval Matheus,
Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR.

1. What i do not realize is actually how you’re no longer
    really much more neatly-appreciated than you may be now.
    You’re so intelligent. You already know thus significantly with regards to this topic, produced me in my opinion consider
    it from a lot of various angles. Its like men and women aren’t fascinated until it’s one thing
    to do with Girl gaga! Your individual stuffs nice.

All the time take care of it up! http://cavalrymenforromney.com/

2. Pingback: cytotmeds.com

3. I loved as much as you’ll receive carried out right here.

The sketch is tasteful, your authored subject matter stylish.
    nonetheless, you command get got an impatience over that
    you wish be delivering the following. unwell unquestionably come further formerly again as exactly
    the same nearly very often inside case you shield this hike. http://antiibioticsland.com/Flagyl_ER.htm