Temer quer relançar PDV em 2018

Após fracasso em 2017, o governo de Michel Temer pretende lançar uma nova Medida Provisória (MP) e reeditar o Programa de Desligamento Voluntário (PDV), em janeiro de 2018. A antiga MP caducou no Congresso.

Na primeira tentativa, o Programa teve baixa adesão, de apenas 240 trabalhadores(as). Foram 76 pessoas as que optaram pelo PDV em si e 164 as que escolheram outras modalidades, como redução de jornada com redução de salário e licença sem remuneração.

Como previsão, o governo tinha os números do PDV de Fernando Henrique Cardoso, de 1999: 5 mil servidores(as) . A equipe de Temer alegava que iria “economizar” R$ 1 bilhão se a cifra se repetisse. O número atingido em 2017, no entanto, representa apenas 4,8% desse valor.

O governo afirmou que irá reenviar ao Congresso uma nova Medida Provisória com as mesmas regras. A ideia é que o Ministério do Planejamento estabeleça anualmente períodos e critérios de abertura de novas rodadas do programa.

Na modalidade principal, a da demissão voluntária, a MP que caducou previa o pagamento de indenização de 1,25 salário por ano trabalhado para aqueles(as) que decidissem deixar o serviço público.

Cilada

O secretário-geral da Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Condsef), Sérgio Ronaldo, comemora o fracasso do PDV em 2017 e lembra que é uma cilada. “Orientamos nossos filiados a não aderirem a este barco furado. A experiência com o governo FHC deve servir de lição. Muitos continuam desempregados e esperam na Justiça para receber seus direitos”, disse, à BBC.

O PDV de 1999 previa, além de modalidades diferentes de desligamento como no programa do governo de Michel Temer, estímulos para o empreendedorismo, como linhas de crédito e cursos de capacitação. Mas muitos(as) servidores(as) afirmam que o prometido não foi cumprido.

Fonte: BBC

1. Pingback: uber meets tinder uncensored

2. Fantastic items from you, man. I’ve remember your stuff previous to and you’re simply extremely
    wonderful. I actually like what you’ve acquired right here, certainly
    like what you’re saying and the way wherein you are saying it.
    You are making it enjoyable and you still care for to keep it sensible.
    I can’t wait to learn much more from you. That is actually a terrific website.