Sinditest-PR participa do Encontro Nacional de Mulheres da FASUBRA

A agenda de retrocessos do Governo Federal atinge toda a classe trabalhadora, mas o recorte de gênero é fundamental para identificar os efeitos deles na vida das mulheres. O Encontro Nacional da FASUBRA Sindical, realizado de 12 a 14 de agosto na Universidade de Brasília (UnB), reforçou o protagonismo das mulheres na luta por direitos e dignidade.

O Sinditest-PR participou ativamente do encontro, que promoveu debates consistentes sobre os desdobramentos da Reforma da Previdência e do Future-se para as trabalhadoras da categoria.

A deputada federal Sâmia Bonfim (PSOL/SP) participou da mesa sobre as mudanças nas regras da aposentadoria e, para falar sobre o futuro das universidade federais, a deputada federal Margarida Salomão (PT/MG) foi a convidada.

Não há dúvidas de que a Reforma da Previdência irá penalizar mais as mulheres, que serão obrigadas a trabalhar mais para atingir a idade mínima de 62 anos e estão mais expostas a empregos precários, temporários ou sem condições dignas de trabalho.

Já o debate sobre o Future-se repudiou a entrega das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) aos interesses das grandes empresas e das elites.

Luta coletiva

No auditório em que o Encontro Nacional de Mulheres da FASUBRA foi realizado, via-se uma faixa com a frase “Mulheres são como água, crescem quando se encontram”, simbolizando a coletividade que marca a luta das mulheres.

Por isso, as atividades do Encontro Nacional das Mulheres da FASUBRA se somaram à programação da Marcha das Margaridas, realizada nos dias 13 e 14 e agosto na capital federal.

No dia 13, as trabalhadoras da base da FASUBRA participaram de oficinas, rodas de conversas, espetáculos culturais e troca de experiências com as mulheres da Marcha das Margaridas.

Já no dia 14, foi a vez das trabalhadoras da cidade e do campo tomarem as ruas de Brasília para lutar por seus direitos. A sexta edição da marcha, que é a maior ação coletiva de mulheres na América Latina, reuniu 100 mil trabalhadoras na defesa pela soberania popular, pela democracia e pelo fim da violência contra as mulheres.

Participação da base

Na assembleia do dia 6 de agosto, seis mulheres da base presentes reivindicaram sua participação no Encontro. Após a aprovação da assembleia, o Sinditest-PR entrou em contato com essas servidoras e, apesar de o sindicato garantir toda a estrutura para participarem do Encontro Nacional, apenas duas confirmaram a disponibilidade para ir à Brasília.

Fonte: Sindistest-PR