Na quarta-feira (29/10) o SINDITEST-PR, juntamente com a APUFPR, participou das manifestações contra a Reforma Administrativa que ocorreram na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A manifestação fez parte do calendário de lutas da FASUBRA Sindical em conjunto com várias outras centrais sindicais de diferentes áreas do funcionalismo público. Os atos começaram às 9 horas da manhã e se estenderam até as 14 horas.
Na terça-feira (28/11), o SINDITEST-PR foi em caravana para Brasília com dirigentes e filiados para participar da Marcha Nacional do Serviço Público contra a reforma administrativa junto com as centrais sindicais, sindicatos e organizações sociais. A mobilização reuniu milhares de servidores públicos de todo o país em protesto contra o texto apresentado por três deputados do centrão e da extrema direita, que conseguiu os 171 votos necessários para ser admitida na pauta da câmara e recebeu o número PEC 38/2025, em substituição à PEC 32/2020, que tinha o mesmo teor, embora a atual seja ainda mais destrutiva que a anterior. Essa ação na capital federal se soma à atuação firme do SINDITEST-PR junto à Fórum em Defesa do Serviço Público do Paraná e em todos os espaços constituídos para o fortalecimento desta luta.
Antonio Neris, Coordenador Geral do Sinditest, destaca que a proposta que está na Câmara dos Deputados foi feita para atender interesses do setor financeiro e de empresários que querem privatizar e lucrar com os serviços públicos e estatais. “Os deputados que a defendem chamam de modernização, não passa de uma tentativa de enfraquecer o atendimento à população, precarizar vínculos de trabalho e abrir espaço para apadrinhamento político nos cargos públicos”, comenta. A PEC é destrutiva para a educação, a saúde, o SUS, a segurança, a assistência social e todos os demais serviços públicos e estatais e para o estado de bem-estar social conquistado com muita luta pela população brasileira. É uma deforma contra o povo e contra a soberania da nação.
Retorno à Curitiba – Após um dia intenso de manifestações e lutas em defesa do serviço público em Brasília, a delegação do SINDITEST-PR iniciou sua jornada de volta logo após as atividades. A viagem para Curitiba transcorreu de forma tranquila. Chegando nossos aguerridos filiados e dirigentes foram recebidos calorosamente com um lanche de boas-vindas. Ivandenir Pereira, Coordenador de Assuntos Jurídicos e Relações de Trabalho, também presente nas manifestações em Brasília, agradeceu todos que estavam na manifestação contra a reforma administrativa, finalizou, “Juntos somos mais fortes, neste retorno e após esse merecido momento de confraternização, descanso e reposição da energia, todos voltamos para suas casas com a sensação de dever cumprido”, enfatizou.

