Proposta de resolução do Movimento Mulheres em Luta e Sinditest para o Congresso da CSP-Conlutas

635

Organizar as mulheres trabalhadoras contra o ajuste fiscal e a retirada de direitos

(resolução política sobre conjuntura Internacional e Nacional do Movimento Mulheres em Luta)

No mundo as mulheres trabalhadoras ainda recebem 24% a menos que os homens pelos mesmos trabalhos e a mulher com filhos recebe menos ainda. Porém, se levarmos em conta que as mulheres estão nos trabalhos menos remunerados, esta desigualdade é muito maior. As mulheres são 83% dos trabalhadores domésticos, que estão entre os menos remunerados do mundo.

Com os planos de austeridade, implementados por todos os países como saída capitalista para a crise econômica, as mulheres trabalhadoras estão entre os grupos mais sacrificados. No Reino Unido por exemplo, há cortes em programas de auxílio à amamentação, exames de pré-natal e fechamento de creches. Na Espanha, mudanças na legislação trabalhista torna descartável o trabalho das mulheres no setor de serviços. Em vários países existe ameaças de retrocessos na legislação sobre o aborto. Na Espanha, este retrocesso foi rechaçado por um forte e vitorioso movimento de mulheres.

No Brasil a situação das mulheres trabalhadoras também está piorando a cada dia com o corte de verbas das áreas da saúde, educação, combate à violência contra a mulher, reforma agrária, programa minha casa, minha vida, etc.

O ajuste fiscal está corroendo as condições de vida das mulheres trabalhadoras, principalmente das mulheres negras e pobres. O aumento dos preços dos alimentos, das tarifas de transporte e energia e a falta d’água, se somam à deterioração dos serviços públicos por causa do ajuste fiscal. Está faltando vagas nas creches, médicos e remédios nos hospitais, para dizer sobre alguns serviços básicos que atingem em cheio a vida das mulheres trabalhadoras. O desemprego crescente também ameaça a vida das mulheres, que são as primeiras a serem demitidas pelas empresas.

A retirada de direitos previdenciários e trabalhistas também está penalizando mais as mulheres e todos os setores oprimidos da classe trabalhadora. As medidas provisórias 664 e 665, que já estão em vigor desde o início de março de 2015, já estão afetando a vida das mulheres.

A pensão por morte é um direito previdenciário do qual 80% dos beneficiados são mulheres. O auxílio-reclusão também é utilizado pelas mulheres e suas famílias, que muitas vezes só tem esta renda para seu sustento. As mulheres também são 35% dos trabalhadores que utilizam o seguro-desemprego. A restrição de todos estes direitos, está tornando a vida das mulheres, em sua maioria com renda de até 1 salário mínimo, muito mais penosa e as consequências sociais destas medidas têm dimensão gravíssima.

A economia pretendida pelo governo Dilma (PT), com as medidas provisórias, será em torno à 18 bilhões de reais, ou seja, um valor referente ao pagamento de 5 dias de juros da dívida pública. Sendo que as medidas são só uma parte do ajuste fiscal. Ao todo, o governo Dilma (PT) pretende economizar 1,2% do PIB, ou R$66 bilhões com todos os cortes e retirada de direitos. Isso mostra como o ajuste fiscal está sendo perverso, mas mostra também quem está sendo beneficiado por ele, pois os bancos e o mercado financeiro continuam aumentando seus lucros, enquanto a vida de mulheres e crianças está ficando muito mais vulnerável à fome, às doenças e à morte.

Mas a burguesia, não contente com os ajustes, ainda quer elevar o patamar de exploração da classe trabalhadora a níveis chineses. O PL4330 pretende terceirizar todas as atividades das empresas. Hoje a terceirização já atinge cerca de 12 milhões de trabalhadores. Destes, cerca de 70% são mulheres, na sua maioria negras, que já têm menos direitos, trabalham mais, ganham menos e sofrem mais acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

A expansão da terceirização, se o PL4330 for definitivamente aprovado, irá aumentar ainda mais a exploração dos setores mais vulneráveis dos trabalhadores como as mulheres, negros e negras, jovens e LGBT’s. Empresas terceirizadas se proliferarão e a quantidade de trabalhadores com reclamações trabalhistas também. Hoje as empresas terceirizadas já são as principais responsáveis por não pagarem e não respeitarem os direitos dos trabalhadores e por isso são as terceirizadas as maiores devedoras de processos judiciais trabalhistas.

Direitos das mulheres como a estabilidade das trabalhadoras grávidas ou licença maternidade serão muito mais desrespeitados e a fila de trabalhadoras que terão que esperar anos pela justiça também, muitas vezes sem nunca conseguir receber seus direitos. Enquanto isso, as grandes empresas ficarão livres para agenciar as terceirizadas, sem terem nenhuma responsabilidade com os trabalhadores.

O avanço da terceirização, através do PL4330, irá aumentar a exploração sobre o conjunto da classe trabalhadora, e os setores oprimidos, por serem os mais vulneráveis, serão os primeiros a sentir os reflexos da retirada dos direitos.

Mulheres à frente das lutas contra o ajuste fiscal, as medidas provisórias e o PL4330

As mulheres trabalhadoras já estão à frente das lutas de resistência contra o ajuste fiscal e a retirada de direitos. Nas várias greves da educação, as mulheres, que são a maioria dos profissionais da educação, têm dado exemplo de persistência e coragem para enfrentar governos truculentos como Beto Richa (PSDB) e Alckmin (PSDB). Também na classe operária, têm aumentado a participação das mulheres nas lutas. Exemplos como a luta contra as demissões no Comperj, greves metalúrgicas dos setores de eletroeletrônicos, têxteis, confecção feminina e construção civil, já contam com uma linha de frente de operárias. Assim como greves em empresas de telemarketing e de empresas terceirizadas, com maioria de mulheres.

Contra o PL4330 e as medidas provisórias do governo Dilma não será diferente. O fato de Dilma ser uma presidenta mulher não faz com que ela defenda as trabalhadoras, pelo contrário, Dilma governa junto com a burguesia e para os interesses da burguesia e quer que os trabalhadores e as trabalhadoras paguem pela crise. Isto fica evidente quando vemos que as medidas do ajuste fiscal estouram nas costas dos trabalhadores e não dos ricos, banqueiros, latifundiários e grandes empresários. Por isso, a tarefa que está colocada para as mulheres trabalhadoras, é derrotar o governo Dilma e a oposição de direita, que estão unidos para realizarem o ajuste fiscal e a retirada dos direitos.

Para derrotar os ataques que estão ameaçando nossos direitos, temos que fazer todos os esforços para a realização da Greve Geral. Nós, mulheres trabalhadoras, como parte da CSP-Conlutas, nos somamos ao chamado às centrais para a construção da Greve Geral e estaremos levando a todos os sindicatos e movimentos este chamado.

O combate à exploração não se faz separado do combate à opressão. O capitalismo continua se utilizando das ideologias machistas, racistas e homofóbicas para dividir a classe trabalhadora e aumentar a exploração sobre o conjunto da classe. Por isso, devemos fazer todos os esforços necessários para unir a classe e para isso é necessário que todas as demandas das mulheres, negros e negras e LGBT’s sejam incorporados em todas as lutas. A CSP-Conlutas deve ser instrumento da luta das mulheres e de todos os setores oprimidos da classe trabalhadora pela sua libertação do jugo de toda a exploração e de toda a opressão. Pela imediata revogação das MP’s 664 e 665

Pela derrubada do PL4330 da terceirização

Não ao ajuste fiscal

1% do PIB para o combate à violência contra a mulher

Pelo atendimento da demanda por creches públicas de qualidade para todos os filhos da classe trabalhadora

Pela descriminalização e legalização do aborto: Educação sexual e anticoncepcionais para prevenir e aborto legal e seguro para não morrer!

Construir a Greve Geral para derrotarmos todos os ataques à classe trabalhadora!

Nem Dilma e nem a oposição de direita! Mulheres trabalhadoras na construção do terceiro campo de classe!

Fonte: 2º Congresso Nacional da CSP-Conlutas

Compartilhar.

Autor

635 Comentários

  1. Pingback: is tinder plus worth it reddit

  2. Pingback: best free dating services

  3. Pingback: free tg dating

  4. Pingback: watch speed dating online free

  5. Pingback: new free site for dating

  6. Pingback: free global dating

  7. Pingback: free mobile online dating site

  8. Pingback: free african dating sites online

  9. Pingback: is there a free online dating site

  10. Pingback: transexual free dating sites

  11. Pingback: free sydney dating site

  12. Pingback: free child dating sites

  13. Pingback: free online dating single

  14. Pingback: free chat rooms dating

  15. Pingback: priligy rx coupon

  16. Pingback: keto friendly fruit

  17. Pingback: green beans keto

  18. Pingback: keto cookbook

  19. Pingback: hydroxychloroquine coupon cvs

  20. Pingback: plaquenil hydroxychloroquine manufacturer

  21. Pingback: with t gay dating

  22. Pingback: gay asians dating latinos

  23. Pingback: bear gay 0 dating

  24. Pingback: asian gay dating sites

  25. Pingback: gay dating europe

  26. Pingback: ivermectil interaction with alcohol

  27. I simply could not go away your site prior to suggesting that I extremely loved the usual information an individual supply on your visitors? Is going to be again steadily to inspect new posts.

  28. Pingback: stromectol 875 mg for uti

  29. Pingback: priligy drug

  30. I just could not leave your web site before suggesting that I extremely enjoyed the usual info a person supply on your visitors? Is going to be again often in order to investigate cross-check new posts.

  31. Pingback: gay inmate dating

  32. Pingback: gay dating sim games online

  33. It’s actually a cool and useful piece of information. I am satisfied that you just shared this helpful info with us. Please stay us up to date like this. Thank you for sharing.

  34. Pingback: gay dating men with six packs

  35. Pingback: dating a genius gay

  36. Pingback: buy ivermectin australia

  37. Холостячка 2 сезон https://bit.ly/39ioLkW Смотреть онлайн шоу Холостячка 2 сезон на СТБ.
    Пост шоу можно смотреть тут. Холостячка стб 2 сезон 1-2 серия

  38. Консультация по Skype. Психолог онлайн Консультация по Skype.

    Психолог Онлайн. Консультация психолога в Киеве Індивідуальні
    консультації. Заказать консультацию психолога.
    Услуги аналитического психолога,
    психотерапевта.

  39. Pingback: stromectol 6mg capsule en español

  40. Pingback: gay dating game window

  41. С любовью для вас шесть последних сериалов для настоящих фанатов
    мистики. Чики смотреть онлайн новый сезон.
    Скачивайте по предпологаемой дате выхода, Сериалы жанра “Детектив”.
    Дополнительно наш проект выдает таблицу каналов
    Дом кино, HD НТН, 4K 360°, прямой эфир Euronews,
    трансляция ТВ Центр.

  42. Вот восемь рейтинговых сериалов для
    поклонников драмы. Тайсон Фьюри – Деонтей Уайлдер прямая трансляция.
    на JUhqDAGP ТВ. Просматривайте по премьере,
    Сериалы жанра “Боевик”.
    Да и здесь мы всегда готова предоставить таблицу телеканалов
    Футбол 1, HD ICTV, 4K НТН, прямой эфир Домашний, трансляция 2х2.

  43. Pingback: buy generic levitra australia

  44. Pingback: where can i buy cialis pills

  45. У нас шестнадцать топовых сериалов для поклонников фэнтези.
    6 сезон Полицейский с Рублевки сериал, смотреть
    онлайн, все серии подряд. Находите по году, Сериалы жанра “Мелодрама”.

    Точно также мы вам дает каталог различных каналов Киносерия, HD Домашний,
    4K Че, прямой эфир Домашний, трансляция Bollywood HD.

  46. Amazing blog! Do you have any tips for aspiring writers? I’m hoping to start my own website soon but I’m a little lost on everything. Would you propose starting with a free platform like WordPress or go for a paid option? There are so many options out there that I’m completely confused .. Any ideas? Many thanks!

  47. After I initially commented I clicked the -Notify me when new comments are added- checkbox and now every time a remark is added I get four emails with the identical comment. Is there any method you possibly can take away me from that service? Thanks!

  48. Magnificent beat ! I wish to apprentice while you amend your site, how can i subscribe for a blog site? The account helped me a acceptable deal. I had been a little bit acquainted of this your broadcast provided bright clear idea

  49. I write very often and I profoundly like your web content. This good article has absolutely peaked my attention. I am going to book mark your internet site and keep checking for unique info about as soon as a week. I opted in for your RSS feed too.

  50. Hi would you mind sharing which blog platform you’re working with? I’m going to start my own blog in the near future but I’m having a hard time selecting between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal. The reason I ask is because your layout seems different then most blogs and I’m looking for something completely unique. P.S Apologies for being off-topic but I had to ask!

  51. I’m still learning from you, but I’m improving myself. I definitely enjoy reading all that is written on your blog.Keep the information coming. I liked it!

  52. Pingback: buy cialis online uk no prescription

  53. Pingback: cheap viagra for women

  54. Whoa! This blog looks exactly like my old one! It’s on a entirely different topic but it has pretty much the same page layout and design. Great choice of colors!

  55. Just wish to say your article is as astounding. The clearness in your post is simply spectacular and i can assume you are an expert on this subject. Fine with your permission allow me to grab your feed to keep up to date with forthcoming post. Thanks a million and please continue the gratifying work.

  56. It’s a pity you don’t have a donate button! I’d certainly donate to this outstanding blog! I guess for now i’ll settle for book-marking and adding your RSS feed to my Google account. I look forward to brand new updates and will share this site with my Facebook group. Chat soon!

  57. Pingback: viagra 100 mg sale

  58. I loved as much as you’ll receive carried out right here. The sketch is attractive, your authored subject matter stylish. nonetheless, you command get bought an nervousness over that you wish be delivering the following. unwell unquestionably come more formerly again as exactly the same nearly very often inside case you shield this hike.

  59. Pingback: buycheapviagra.net

Leave A Reply

X