Nota do Sinditest-PR sobre a suspensão das atividades acadêmicas na UFPR e UTFPR

0

Nos últimos dias, assistimos à expansão mundial e chegada ao Brasil do Covid-19, conhecido como Coronavírus, que se tornou uma pandemia. Várias instituições têm adotado medidas para conter tal expansão, em especial aquelas em que há aglomeração de pessoas.
Hoje (15/03), as universidades UFPR e UTFPR anunciaram a suspensão de atividades acadêmicas de graduação e pós-graduação, sendo que a UFPR expediu comunicado com detalhes sobre como serão as atividades nos próximos quinze dias. A UFPR também comunicou a suspensão total do serviço dos Restaurantes Universitários, informando que estudantes beneficiários dos programas socioassistenciais terão acesso a vale refeição.
Embora as medidas colaborem para diminuir o fluxo de pessoas dentro das universidades, servidores técnico-administrativos, empregados públicos e trabalhadores terceirizados não estão incluídos nestas medidas, o que gera insegurança e mantém o risco de contágio, na medida que estes trabalhadores utilizam os sistemas de transporte público e mantém o atendimento ao público que procura os serviços das IFES.
Segundo a nota da Reitoria da UFPR, “as recomendações quanto às atividades administrativas da UFPR serão divulgadas em um próximo momento, de forma a manter segurança e qualidade da saúde do servidor docente, técnico administrativo e terceirizado. Inicialmente, a medida foi tomada também para que a instituição se prepare para enfrentar a crise”.
Na prática, a UFPR cria uma situação de tensão entre os trabalhadores não docentes, que ficam “para um próximo momento”, como se suas vidas pudessem ser expostas a mais riscos do que as vidas de docentes e estudantes. Não podemos compactuar com esta situação.

Por isso, o Sinditest-PR apresentará às Reitorias da UFPR e da UTFPR solicitação de suspensão das atividades administrativas executadas presencialmente, em especial aquelas de atendimento ao público, pelo mesmo período de suspensão das atividades acadêmicas e agendará reunião emergencial com as reitorias para discutir o tema e os desdobramentos em relação aos servidores, empregados públicos e trabalhadores terceirizados das instituições.

 

Fonte:Sinditest-PR

Compartilhar.

Autor

Comments are closed.

X