“Ninguém fica estressado de um dia para o outro”

0

*Por Janaína de Azevedo Leão Rêgo, do departamento de Saúde do Trabalhador do Sinditest

O estresse é uma defesa natural que nos ajuda a sobreviver, mas que a cronicidade do estímulo estressante acarreta consequências danosas para o organismo.

Algumas destas consequências são conhecidas por todos nós, mas muitas vezes não as identificamos rapidamente e nem mesmo as associamos ao ambiente de trabalho e à vida privada. A dupla jornada, o acúmulo de pequenos problemas, as contas que muitas vezes não fecham e outros fatores contribuem para um aumento do número de adoecimentos. Adaptamo-nos, rapidamente e sem perceber ao ambiente causador de estresse e aos poucos aquilo que a mente não registra passa a se manifestar no corpo. São batimentos cardíacos acelerados, pressão arterial aumentada, pequenas dores que se intensificam com o tempo, como dores de cabeça, dores nas costas, desânimo, insônia, aumento de consumo de álcool e outras drogas e por fim a exaustão. Todos estes fatores podem ser decorrentes do estresse.

É necessário que cada indivíduo possa identificar e reconhecer quais são os seus limites, nem todos reagem da mesma forma no mesmo ambiente, mas certamente todos podem identificar fatores de risco no ambiente de trabalho. Se você tem um chefe que considera intransigente, busque ajuda com os seus colegas de trabalho, juntos todos podem encontrar uma solução sem que um só fique evidência. Expor os problemas de forma coletiva, conversar abertamente com os colegas e com a chefia, pode evitar que todos do setor sejam prejudicados de uma forma ou outra bem como, pode evitar que o ambiente torne-se adoecedor.

Duas perguntas são fundamentais para ajudar a identificar o adoecimento relacionado ao trabalho: Como está o seu Trabalho? Como você se sente no trabalho?

A partir do momento em que é feita a identificação da causa do estresse ou dos fatores desencadeantes de qualquer sofrimento psíquico é necessário criar estratégias de enfrentamento, como por exemplo: aprender a administrar os problemas do dia a dia. Nem sempre a solução que será encontrada será a ideal, muitas vezes será a solução possível naquele momento. Em alguns casos a ajuda de um profissional torna-se indispensável.

Fontes: IPCS, Drauzio Varella, Agência Fiep e Faders.

O Sinditest conta com um Serviço de Saúde do Trabalhador! Não deixe de nos procurar o quanto antes!

Compartilhar.

Autor

Comments are closed.

X