FASUBRA analisa decisão do STF e orienta a manter a greve

No dia 27 de outubro, véspera do Dia do Servidor Público, o Supremo Tribunal Federal (STF) resolveu “presentear” a categoria aprovando medida que dá aos órgãos públicos o direito de descontar os dias parados em atividades de greve dos servidores e servidoras. Diante do avanço dos ataques à classe trabalhadora, inclusive no poder judiciário, a FASUBRA orienta a manutenção da greve.

A decisão do STF, que discute a constitucionalidade do desconto dos dias parados em razão de greve, será válida para todas as categorias do serviço público, em todas as esferas e níveis, a partir da publicação do Acordão do Supremo. Porém, ainda cabe recurso para lutar contra o corte de salários.

Ainda, o plenário do STF deliberou que a administração pública deve fazer o corte do ponto dos(as) grevistas, admitindo, porém, a possibilidade de compensação dos dias parados mediante acordo. O Supremo também decidiu que o desconto não poderá ser feito caso o movimento grevista tenha sido “motivado por conduta ilícita do próprio Poder Público”, como, por exemplo, atrasos de salários e descumprimento de acordos e o não cumprimento da revisão salarial anual prevista na Constituição Federal.

om59

Diante disso, a direção da FASUBRA orienta:

– Manutenção do movimento grevista;

– Intensificação do apoio às ocupações estudantis;

– Intensificação da resistência e unificação com os demais movimentos sociais;

– Pressão sobre parlamentares;

– Ações nos Conselhos Universitários;

– Realização de reuniões com reitoras e reitores para reforçar o compromisso de não haver corte de ponto;

– Articulação da reunião dos Fóruns Estaduais do Funcionalismo e da Educação;

Leia aqui a nota da FASUBRA na íntegra.

1. Have you ever considered about including a little bit more than just your articles?
    I mean, what you say is fundamental and all. Nevertheless imagine if you added some great
    visuals or videos to give your posts more, “pop”! Your content is
    excellent but with images and clips, this site could undeniably be one of the best in its field.
    Superb blog! https://hydroxychloroquinee.com/