Em estado de greve, trabalhadores (as) FUNPAR/HC vão ouvir nova proposta em reunião com Reitor

Em assembleia nesta quinta-feira a categoria FUNPAR/HC decidiu entrar em estado de greve. O indicativo de greve foi adiado para terça-feira (26), após o resultado de nova reunião de negociação, marcada para segunda-feira (25), desta vez com o Reitor Zaki Akel, chamado pela comissão patronal. Os (as) trabalhadores (as) rejeitam a proposta de 5,85% do patrão e lutam para que o reajuste salarial cubra a inflação do período e das perdas acumuladas (a serem pagas em duas parcelas), que chega num índice de 11,63%.

Trabalhadores seguem na negociação em estado de greve.

Josimery Paixão, assessora jurídica do Sinditest, relatou que somente diante da mobilização dos trabalhadores, indicando a deflagração da greve, a comissão patronal recuou e ligou na tarde ontem para agendar a reunião com o Reitor. “Estamos num processo de negociação e estamos dispostos a negociar, mas queremos respeito. O mínimo que a FUNPAR pode oferecer é a inflação.” Josimery pontuou que o prazo da data-base já venceu e que caso a nova proposta não comtemple a categoria, o mais provável é que os trabalhadores encaminhem a negociação em greve.

Josimery Paixão assessora as negociações do ACT 2015/2016.

Novamente, sem poder reservar sala ou auditório no Hospital de Clínicas, os (as) trabalhadores (as) tiveram que se reunir do lado de fora, pois o interdito proibitório, solicitado na justiça pelo Reitor e pela Direção da EBSERH/HC, retira o direito que os fundacionais tem de se reunir dentro do próprio hospital. Maria Aparecida de Oliveira (Cida), diretora do Sinditest, lamentou a situação e disse que os fundacionais estão há mais de décadas carregando o “piano no HC” e recebem em troca o desprezo da administração. Ela lembrou aos colegas também sobre o acordo de demissão, que pode ser cumprido a qualquer momento: é exatamente isso que eles querem, querem ver a gente fora do HC.

Os (as) trabalhadores aproveitaram o fórum para denunciar o atraso no pagamento. Se antes da entrada da EBSERH o pagamento era feito no máximo até o segundo dia útil do mês, agora o pagamento é realizado até o quinto dia útil ou está sendo depositado com atraso, como aconteceu no mês de janeiro. O principal problema enfrentado com o atraso no pagamento é que os trabalhadores estão acumulando multas em diversos boletos de cobranças. “A gente fica com as contras atrasadas e ninguém vai pagar as multas de atraso pra gente”, desabafou uma trabalhadora. A Cláusula 9ª do ACT 2015/2016 prevê que a o pagamento seja feito até o segundo dia útil, mas é preciso ainda garanti-la na negociação para que ela entre em vigor.

A Comissão Obreira irá representar os trabalhadores na reunião no dia 25 de maio. Uma nova assembleia está marcada para terça-feira, dia 26 de maio, às 07h00 em primeira chamada e 07h30 em segunda chamada, em frente ao Hospital de Clínicas.

Carmen Luiz Moreira, diretora do Sinditest, em entrevista hoje pela manhã, falou sobre a luta da categoria

Adriana Possan
ASCOM Sinditest

1. I love yyour bloɡ.. very nice colors & theme.
    Did youu make this website yourrself or dіd you hire someone to do it forr you?
    Plz reply as I’m looking to creаte my own blоց and woould like to
    find ouut where u got this from. cheers

Also vіsit my webpage – faxless payday loans

2. Pingback: the long dark tinder