Ebserh: filiados(as) ao Sinditest traçam ações para o próximo período

Trabalhadores(as) da EBSERH filiados(as) ao Sinditest se reuniram na última semana para a construção junto à direção do Sindicato do plano de lutas da categoria para o próximo período. O encontro, convocado pela entidade, que preza pela transparência, também teve por objetivo a prestação de contas das realizações até aqui.

Durante a ocasião, os diretores sindicais reforçaram a legitimidade do Sinditest para representar os(as) trabalhadores(as) EBSERH. A FASUBRA – Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil –  possui uma carta sindical que a autoriza a representar todos(as) os(as) trabalhadores(as) de hospitais universitários federais. No estatuto do sindicato, consta que a entidade representa os(as) funcionários(as) da EBSERH, FUNPAR e do Regime Jurídico Único da UFPR (RJU).

“Sempre defendemos que quem vai escolher qual sindicato vai representar melhor são os(as) trabalhadores(as). Vocês comparam os sindicatos, analisam qual esta mais atuante, qual tem um trabalho mais bacana pra base. Defendemos o direito de escolha da filiação”, afirmou o coordenador sindical Max Dias Colares.

Ele explica que ainda há uma certa resistência dentro da Fasubra em relação à EBSERH, mas que isso vem mudando. No último CONFASUBRA, congresso que define a política a ser adotada pela federação, o Sinditest foi o único sindicato a enviar um delegado deste vínculo, eleito democraticamente em assembleia da categoria.

“A base sindical da Fasubra é de aproximadamente 50 sindicatos e dentro dessa base são aproximadamente 40 hospitais universitários. Os grupos mais radicais são minoria. A nossa política, que é a de representar todos os trabalhadores dos hospitais universitários, é a majoritária dentro da federação. Lutamos inclusive para participarmos das mesas de negociação com a gestão da patronal e o governo federal”.

Categoria Mobilizada

Neste ano o Sinditest esteve ao lado dos(as) trabalhadores(as) EBSERH organizando a categoria e defendendo os seus interesses. O sindicato lutou judicialmente, por meio de uma ação coletiva, para que os(as) 351 convocados(as) que tiveram sua contratação adiada pela EBSERH assumissem seus cargos no prazo devido. A entidade articulou ainda reuniões com a gestão do Hospital, encabeçou uma campanha pela isonomia, promoveu assembleias, enviou representantes da base para Brasília e apoiou a primeira greve da categoria.

“Mesmo que a esta greve tenha sido deflagrada pela Condsef, é nosso dever estar presente dando apoio e solidariedade a toda a categoria sempre que considerarmos uma pauta justa, caso do imbróglio do Acordo Coletivo de Trabalho, que vem se arrastando desde 2017. E será assim sempre que considerarmos o movimento legítimo. Somos um sindicato de luta que pretende e tem legitimidade para organizar as próximas greves”.

Encaminhamentos

Da reunião, foram tirados vários encaminhamentos, entre eles uma força tarefa prevista para acontecer esta semana. O objetivo é aumentar o número de filiações e fortalecer politicamente a categoria. Trabalhadores(as) já filiados(as) e membros da direção irão percorrer o Hospital de Clínicas para explicar nos setores a importância da sindicalização. A ideia é que os funcionários da EBSERH componham também a próxima direção do Sindicato e representem deste modo, de maneira mais efetiva, os interesses deste grupo.

“Precisamos de gente da EBSERH na linha de frente, dentro do sindicato, construindo com a gente. Vivemos uma conjuntura muito difícil no nosso país, que pede por mobilizações. O movimento de luta tem que ser constante. Os ataques aos direitos dos trabalhadores estão sendo implementados o ano todo, não podemos só focar no acordo coletivo, que é importante, mas também investir em outras formas de luta”, reforçou Max.

Filiação

Se associar ao Sinditest é simples! Basta preencher o cadastro disponível neste link e entregar à secretaria do sindicato junto com uma cópia do seu último contracheque (Av. Agostinho de Leão Júnior, 177 Alto da Glória. Curitiba/PR).