Ebserh é a ponta do iceberg de nova configuração do estado, alerta docente

3279

31

Professora Claudia March, do Instituto de Saúde Coletiva da UFF, disse no Conselho Deliberativo do Huap, no dia 12, que hospital universitário vai virar uma filial da Ebserh caso a adesão seja fechada. Nova reunião do Conselho será realizada na manhã desta quinta (21)

Para a docente da UFF e secretária-geral do Andes-SN, as consequências de entregar o Antonio Pedro à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) devem ser debatidas amplamente pela comunidade acadêmica da universidade e pelos usuários do Huap antes que as instâncias deliberativas da instituição e do hospital decidam sobre o assunto. March, que trata da Ebserh em sua tese de doutorado, ressaltou ainda que “a população aguarda não só um hospital que produza serviço de saúde, mas um hospital universitário que seja de fato universitário e que produza conhecimento e forme profissionais que atendam as necessidades reais da população. Nesse sentido, o debate sobre autonomia universitária é central”, disse.

A fala de Claudia March na reunião do Conselho Deliberativo do hospital universitário foi uma reivindicação da conselheira técnica-administrativa, Lígia Martins, para fazer um contraponto à palestra dada pelo presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, Newton Lima Neto, minutos antes, a convite da direção do Huap e da administração da UFF. Saiba mais em “Conselho do Huap se reúne sob pressão por debate real sobre Ebserh”.

Ebserh e a privatização não clássica

“Privatização não clássica” é como Claudia March explica o modelo da Ebserh.  “Não é uma privatização como foi vender a Vale, a gente não bate martelo na bolsa e vende, é uma coisa muito mais insidiosa e difícil de combater. A gente cria modelos jurídicos institucionais como são as fundações estatais de direitos privados, como são as organizações sociais (OS), tantas outras formas que fazem esse mix público-privado”, explica. De acordo com a professora, privatização também é construir espaços no setor público onde seja possível, a partir da lei aprovada, começar trabalhar processos de privatização internos. “Nós conhecemos muito bem como as fundações privadas ditas de apoio entraram na universidade num momento de dificuldade de captação de recursos e proliferaram a despeito da qualidade da universidade, com interesses privados de grupos de pesquisas, de grupo de pessoas que desenvolviam atividades e captavam dinheiro no mercado. Assim foi com as fundações estatais de direito privado, assim é com as organizações sociais, e assim será com a Ebserh se nós não resistirmos”, adiantou.

Claudia ressalta que todas essas relações público-privadas que vem se delineando desde o primeiro governo Fernando Henrique Cardoso com o então ministro da Fazenda, Bresser Pereira, tem se aprimorado no sentido de ampliar a participação da lógica privada na vida pública, seja ela através da Ebserh ou do recém-aprovado Código Nacional de Ciência e Tecnologia, que autoriza os institutos de ciências e tecnologia públicos a estabelecer relação com o setor privado, cedendo espaços da universidade para laboratórios e empresas privadas.

“Nós que combatemos a Ebserh temos que saber que ela é uma pequena ponta do iceberg. O eixo desse debate é o que vem lá de trás. O eixo desse debate é a implementação de uma nova configuração de estado, onde nós não teremos serviços públicos estatais de direito público para todo o conjunto dos serviços sociais”, alerta.

A Ebserh é 100% SUS?

De acordo com a professora, a Ebserh, de fato, não pode cobrar diretamente dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) porque assim estabelece a Constituição Federal. Porém, Cláudia explica que não é verdade que os recursos da Ebserh são 100% público. “A Ebserh, por ser uma empresa e não uma fundação ou outro tipo de figura jurídica, tem a possiblidade de captar renda sobre qualquer serviço. E eu já vou dizer para vocês que lamentavelmente a primeira forma de captar renda tem sido a venda dos espaços físicos dos hospitais universitários para cursos privados, cobrando valores como em Santa Maria de 2 reais por cada aluno que entra no hospital”, diz.

Ou seja, a Ebserh pode vender serviço, não ao SUS, mas pode vender qualquer tipo de serviço. “E mais” continua a professora, “a Ebserh – como qualquer empresa e por isso que ela é inconstitucional, porque ela presta serviço público na área de direitos sociais – tem a possibilidade do lucro líquido. Li no panfleto distribuído pela administração da universidade e ouvi dizer várias vezes aqui que ela não tem fins lucrativos, mas está lá na lei, artigo 8: ‘o lucro líquido da Ebserh será reinvestido para atendimento do objeto social da empresa’. Lucro líquido só é possível vendendo serviço, que eu saiba. Quando se capta 100% de recurso público não há figura do lucro líquido”, explica.

O que muda caso o Huap assine com a Ebserh

De acordo com a docente, todos os 31 contratos já assinados entre Ebserh e hospitais universitários pelo país possuem um padrão, com quatro eixos fundamentais: cessão do patrimônio – “por isso que a gente diz que é um contrato de cessão e não um contrato de gestão” -; mudança do regime jurídico de contratação dos trabalhadores do hospital – do Regime Jurídico Único para CLT; como são definidos os cargos diretivos no hospital; financiamento do hospital e vigência do contrato. Para a docente, é uma inverdade dizer que existe como mudar substancialmente o contrato, já que todos assinados até agora possuem os quatro eixos principais.

Cessão do patrimônio

“Na contratualização entre Ebserh e hospital a cessão do patrimônio é elemento central. Todo o patrimônio hoje vinculado ao hospital universitário será imediatamente cedido para a empresa caso o contrato seja assinado. É um contrato de cessão do patrimônio e não um contrato de gestão”, problematiza a professora. Ela ressalta ainda que a relação entre contratada e contratante é regida pelo que diz o contrato, que menciona apenas ao que diz respeito à relação empresa e universidade. “O contrato pouco ou nada fala de como vai ser a gestão do hospital e qual é o projeto para o tripé ensino, pesquisa e extensão”.

Perda da autonomia universitária

A docente afirma que as atividades dentro do hospital universitário não serão mais objeto de deliberação do debate público e democrático nas instâncias da universidade. Passada a gestão para a Ebserh, as atividades de ensino pesquisa e extensão serão geridas pelo conselho gestor da empresa, na diretoria de ensino, pesquisa e extensão. “Diretoria essa que não precisa ser composta por professor, técnicos, pesquisadores da universidade. Quem vai definir as linhas e as diretrizes do tripé da universidade é a empresa. Alguém tem alguma dúvida que aqui há um grave ataque a autonomia universitária?”, questiona. Claudia também explica que no momento em que se concretiza o contrato definitivo com a Ebserh, cada hospital vira uma filial da Ebserh e deixa de ser um hospital universitário. “Hospital universitário” vira nome fantasia.

“O primeiro regimento falava em unidades hospitalares e foi aperfeiçoado. No último, o capítulo já trata como filiais Ebserh. A universidade cede o hospital e ele passa a ser gerido por uma equipe de gestão que é definida pela Ebserh. Como isso deu muito problema porque o diretor de cada Ebserh de cada filial poderia ser qualquer um, eles fizeram uma pequena mudança no regimento e colocaram o seguinte ‘o superintendente que é o diretor do hospital, no caso dos hospitais universitários será selecionado pelo reitor, preferencialmente no quadro permanente da universidade’. Ou seja, pode ser qualquer um. Pode ser qualquer gestor. A falta de vinculação com a universidade mostra que a autonomia universitária é incidiosamento destruída a cada artigo e a cada parágrafo”, critica Claudia.

Fim do Regime Jurídico Único (RJU)

Embora o nome que a Ebserh dê é concurso, os trabalhadores contratados pela empresa farão uma seleção pública. Cláudia explica. “Concurso público é para o Regime Jurídico Único, é para o regime estatutário, esses trabalhadores não terão estabilidade, serão geridos pela CLT. De fato, em relação à atual realidade muito precária dos contratos, essa é uma medida de desprecarização. Mas em relação ao que a gente aprovou na Constituição Federal sobre o regime dos servidores públicos, é precarização. Nós deixaremos de ter carreira única, nós deixaremos de ter o nosso trabalho regido pelo mesmo regime dos antigos trabalhadores do hospital. Será uma propriedade estatal, porém regida pelo direito privado, as formas de administração e as formas de controle do direito privado. O nome disso é flexibilização do direito dos trabalhadores. Deixaremos de contratar pelo RJU e passaremos a contratar por contrato CLT, o que em nossa avaliação é uma precarização do trabalho no serviço público”, reitera.

Claudia ainda questiona de onde vem o dinheiro para contratar pessoal pela CLT. “Não vem do fundo público para pagar um servidor que serve ao público? Obviamente é uma decisão política deste governo – quando no último dia do governo Lula, no dia 31 de dezembro de 2011 colocou a medida provisória da Ebserh no apagar das luzes – não contratar mais pelo RJU. Ou seja, o governo assume que vai botar dinheiro para pagar trabalhador da Ebserh, que não precisa usar dinheiro do SUS, mas ele não quer colocar trabalhador concursado nem na Ebserh, nem nos hospitais e nem na universidade. Por isso que ele criou a Ebserh. E se não resistirmos, sobretudo os docentes, em breve seremos nós sendo contratados via Organizações Sociais”, finaliza.

Foto: Luiz Fernando Nabuco/ Aduff-SSind
Por Lara Abib

Fonte: ADUFF

Compartilhar.

Autor

3.279 Comentários

  1. Pingback: cytotmeds.com

  2. Pingback: prednisone buy from uk

  3. Pingback: who manufacturers hydroxychloroquine

  4. Pingback: dapoxetine generic united states

  5. Pingback: free herpes dating uk

  6. Pingback: dapoxetine dosage

  7. Pingback: hydroxychloroquine for arthritis

  8. With havin so much written content do you ever run into any issues of plagorism or copyright infringement?
    My website has a lot of completely unique content I’ve
    either authored myself or outsourced but
    it looks like a lot of it is popping it up all over the internet without
    my permission. Do you know any methods to help prevent
    content from being ripped off? I’d genuinely appreciate
    it. http://www.deinformedvoters.org/hydroxychloroquine

  9. Pingback: daily ivermectil health benefits

  10. Pingback: dapoxetine united states

  11. Pingback: plaquenil without insurance

  12. Pingback: stromectol capsules 12mg

  13. Pingback: viagra online generic

  14. Pingback: viagra generic

  15. Pingback: viagra generic online

  16. Pingback: viagra pill

  17. Pingback: cialis alternative

  18. Холостячка 2 сезон https://bit.ly/39ioLkW Смотреть онлайн шоу Холостячка 2 сезон на СТБ.
    Пост шоу можно смотреть тут. Холостячка стб 2 сезон 1-2 серия

  19. Pingback: herbal cialis

  20. Pingback: cialis official website

  21. Pingback: stromectol trihydrate antiparasitic potassium

  22. Pingback: viagra online usa

  23. Консультация психолога
    в Киеве Психолог Онлайн Консультация психолога.
    Психотерапия онлайн! Сімейні консультації.

    Услуги аналитического психолога, психотерапевта.
    Приглашаем вас на консультации
    детского психолога. Опытные психотерапевты и психологи.

  24. Pingback: viagragates.com

  25. Pingback: iverm 6 mg uses

  26. Pingback: viagra for sale

  27. Pingback: buy cialis pills

  28. Pingback: viagra online pharmacy

  29. Pingback: sildenafil citrate 100

  30. Pingback: sildenafil price 20mg

  31. Pingback: tadalafil tablets 20 mg

  32. Pingback: generic viagra online

  33. Pingback: buy generic viagra

  34. Pingback: cialis samples

  35. Pingback: ivermecta clav antibiotic

  36. Pingback: canadian generic viagra

  37. Pingback: stromectol dose for scabies

  38. Pingback: best generic viagra brand

  39. Pingback: online pharmacy viagra prescription

  40. Pingback: order sildenafil citrate online

  41. Опять для вас одинадцать самых популярных сериалов для
    истинных ценителей мистики.
    Чики смотреть онлайн в онлайн-кинотеатре ANCzh полностью
    без рекламы. Размещайте по жанру, Сериалы жанра “Фэнтези”.
    Точно также тут мы готова предоставить номенклатуру различных каналов Наше новое
    кино, HD 2+2, 4K Матч ТВ, прямой эфир Euronews, трансляция Eurosport
    1.

  42. Pingback: where can i purchase cialis

  43. Pingback: 100mg sildenafil for sale

  44. Pingback: is there a female viagra that works

  45. Pingback: how much for viagra connect

  46. Pingback: female viagra name in india price

  47. Pingback: blue sky peptides tadalafil

  48. Pingback: tadalafil goodrx

  49. Pingback: cheap canadian viagra online

  50. Pingback: sildenafil citrate 100mg

  51. Pingback: viagra alternative

  52. Pingback: viagra buy online

  53. Pingback: viagra danger myths

  54. Pingback: is viagra a prescription

  55. Pingback: low cost viagra with prescription

  56. Pingback: viagra pills for men

  57. Pingback: viagra wirkung

  58. First of all I want to say great blog! I had a quick question that I’d like to ask if you don’t mind. I was curious to know how you center yourself and clear your head prior to writing. I’ve had a hard time clearing my mind in getting my thoughts out there. I truly do enjoy writing however it just seems like the first 10 to 15 minutes are generally wasted just trying to figure out how to begin. Any suggestions or hints? Many thanks!|

  59. Pingback: viagra pornhub

  60. Hello this is kind of of off topic but I was wanting to know if blogs use WYSIWYG editors or if you have to manually code with HTML. I’m starting a blog soon but have no coding skills so I wanted to get guidance from someone with experience. Any help would be greatly appreciated!|

  61. My brother recommended I might like this blog. He was once totally right. This submit truly made my day. You cann’t imagine simply how a lot time I had spent for this info! Thanks!|

  62. Pingback: cheap online viagra

  63. Fantastic items from you, man. I have keep in mind your stuff previous to and you are simply extremely great. I really like what you’ve bought here, really like what you are stating and the way in which you assert it. You’re making it enjoyable and you continue to care for to keep it sensible. I can’t wait to learn much more from you. This is actually a terrific website.|

  64. Hey just wanted to give you a quick heads up. The words in your post seem to be running off the screen in Opera. I’m not sure if this is a formatting issue or something to do with internet browser compatibility but I figured I’d post to let you know. The layout look great though! Hope you get the problem resolved soon. Many thanks|

  65. Unquestionably believe that that you stated. Your favorite justification appeared to be on the web the simplest thing to keep in mind of. I say to you, I definitely get annoyed while folks think about issues that they just do not recognize about. You controlled to hit the nail upon the top as neatly as outlined out the whole thing without having side effect , other folks can take a signal. Will probably be again to get more. Thank you|

  66. Pingback: price for viagra

  67. Pingback: goodrx viagra

  68. Pingback: can you buy viagra over the counter uk

  69. Pingback: viagra gum

  70. Excellent beat ! I wish to apprentice even as you amend your web site, how can i subscribe for a blog web site? The account helped me a appropriate deal. I were a little bit acquainted of this your broadcast provided brilliant transparent idea|

  71. Pingback: side effects of viagra

  72. Pingback: viagra substitute

  73. Pingback: fildena

  74. I like the valuable information you provide in your articles. I’ll bookmark your weblog and check again here frequently. I am quite sure I’ll learn plenty of new stuff right here! Good luck for the next!|

  75. Pingback: generic viagra

  76. Pingback: viagra prices

  77. Good blog you’ve got here.. It’s hard to find good quality writing like yours nowadays. I honestly appreciate people like you! Take care!!

  78. Pingback: generic sildenafil

  79. Pingback: walgreens viagra