Dia Nacional de Paralisação leva mais de mil às ruas

om44

Estudantes, professores(as) e trabalhadores(as) protestaram nas ruas de Curitiba no ato unificado do Dia Nacional de Paralisação contra a PEC 55, 11 de novembro. Mais de mil manifestantes se reuniram na manhã de sexta-feira para resistir contra o corte de investimentos nos serviços públicos que atendem à população brasileira.

A base do Sinditest, em greve desde o dia 24 de outubro, se concentrou no pátio da Reitoria da UFPR e rumou para a Praça Santos Andrade, por volta das 10h30. Em frente ao prédio histórico da universidade, os(as) grevistas se uniram a trabalhadores(as) de outras centrais e sindicatos – como Central Sindical e Popular (CSP) Conlutas, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e Central Única dos Trabalhadores (CUT) –, ao movimento estudantil e a movimentos sociais, como o CWB Contra Temer.

O protesto tomou a Avenida Marechal Deodoro, ocupando todas as pistas. Revezando-se ao microfone, dirigentes dos sindicatos conscientizavam a população sobre os ataques do governo, que vão afetar a todos, precarizando desde a escola das crianças até o posto de saúde.

A coordenadora de Administração e Finanças do Sinditest, Mariane Siqueira, informou que, além do arrocho fiscal que vai penalizar o povo, o acordo da greve de 2015 da FASUBRA não está sendo cumprido, outra das razões pelas quais a categoria está em greve. Mariane também denunciou a situação caótica em que se encontra o Hospital de Clínicas (HC) da UFPR, fruto da privatização iniciada com a contratação da EBSERH.

Juventude engajada

Secundaristas do Coletivo Autônomo de Organização Secundarista (CAOS) se somaram à base do Sinditest desde o início do ato. Cerca de 10 adolescentes participaram ativamente na comissão de segurança, bloqueando ruas e fazendo agitação.

Recém-chegados de Brasília, os secundaristas deram depoimentos sobre as agressões que sofreram na capital federal. Eles estiveram no Congresso Federal no último dia 9, para mostrarem resistência à PEC 55 e à Medida Provisória (MP) 746, que torna o currículo do Ensino Médio mais técnico e menos reflexivo – com o intuito de formar mão-de-obra acrítica.

“Fomos em um total de 80 estudantes do Paraná. Não nos deixaram entrar na audiência sobre a PEC, então fizemos um cordão humano na frente do Senado, para não deixar ninguém passar. A polícia veio para cima de nós com espuma de pimenta, e funcionários do Congresso enforcaram algumas das meninas com mata-leão”, contou a estudante Luana, aluna do Instituto de Educação do Paraná (IEP).

Ao fim, uma comissão de 40 secundaristas conseguiu entrar na audiência sobre a MP do Ensino Médio, e apesar de terem sido impedidos de falar na tribuna, organizaram o primeiro jogral da história da Casa. O ato foi uma ação de desobediência civil, já que é proibido fazer jograis no Congresso.

Não acabou!

Em Curitiba, o ato unificado do Dia Nacional de Paralisação teve fim na Boca Maldita, no início da tarde. Depois, a base do Sinditest se dirigiu à Praça Rui Barbosa para fazer a distribuição do jornal do Comando Estadual de Greve, o “Acorda Paraná!”. A publicação tem informações sobre os impactos da PEC 241 na saúde e na educação, sobre a reforma da Previdência e sobre a resistência estudantil.

Ainda nesta sexta-feira (11), às 18h30, outro grande ato contra a PEC 55 será realizado. Organizada pelo movimento CWB Contra Temer, a manifestação terá concentração na Praça 19 de Dezembro (Praça do Casal Nu).

Clique aqui e confira as fotos do ato.

Luisa Nucada,
Assessoria de Comunicação e Imprensa do Sinditest-PR.

1. community ecology ap biology activity 4 community acquired pneumonia with penicillin allergy , community action talladega al. community acquired pneumonia qt prolongation generic lyrica Pregabalin , friends pizza community advocates employment community urgent care , positive affirmations to start your day community bible church gordonville pa? community action council of howard county jobs community first credit union of florida, positive pregnancy test yeast infection culture quotes.
    positive feedback amplifier , community tv show positive feedback on presentation environments examples.

2. essential software for pc 2020 drawing program website to buy autocad 2021 3d office design software free online. amd radeon software adrenalin 2020 office software protection platform engeeeneringu#$sssaunnplus , dreammax b9s2x software download 2020. whatsapp software 2020 ka, best office software os x 1506t new software 2020 download 2020 kitchen design software free download full version. 2020 design software requirements software holidays 2020, quickbooks software 2020.

3. Pingback: free online dating sitee