#DerrubaVeto29: Sinditest-PR orienta mobilização virtual para pressionar o Congresso

Amanhã (14), a partir das 10h,  a Fasubra irá acompanhar a sessão que pautará o Veto nº 29/2023, que incide sobre a concessão de bolsas de pesquisa e extensão para as técnicas e técnicos administrativos em educação (TAEs) e reconhecimento da categoria como coordenadores em projetos de pesquisa e extensão.

Para pressionar o Congresso a derrubar o veto, a direção do Sinditest-PR orienta a categoria a se mobilizar virtualmente, por meio do disparo em massa de e-mails ao presidente do Senado, Rodrigo Otavio Soares Pacheco ([email protected]), e ao senador Randolfe Rodrigues ([email protected]), líder do governo. Basta copiar e colar o texto abaixo:

Em defesa da pesquisa e extensão para os TAEs

A coordenação de pesquisa e extensão é um direito das técnicas e técnicos administrativos em educação (TAEs), assegurado no Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, uma conquista histórica da categoria.

A prática de pesquisa, desenvolvimento, inovação e intercâmbio é uma das principais formas de promover trabalho e performance de qualidade. Há uma parcela significativa de TAEs com formação de mestrado e doutorado, e que já lideram iniciativas e produzem conhecimento científico nas Universidades.

O veto do Art. 2 da PL 5649/19  é um retrocesso que gera perdas imensuráveis à carreira profissional, às instituições federais de ensino superior e a toda população, que utiliza diariamente o serviço prestado pela categoria.

O veto também desperta um problema de isonomia na própria carreira, uma vez que os técnico administrativos em educação lotados nos institutos federais podem concorrer às bolsas, o principal tema do PL, enquanto os técnicos lotados nas universidades não poderão.

A fim de evitar que o governo cometa uma injustiça com a carreira dos TAEs e mantenha as conquistas históricas da categoria, o Sinditest-PR defende a retirada do Veto nº 29/2023, que incide sobre a concessão de bolsas de pesquisa e extensão para as técnicas e técnicos administrativos em educação (TAEs) e a reafirmação da coordenadoria de projetos de pesquisa e extensão, conforme Lei nº. 11.091/2005. Para isso, contamos com o seu apoio: vote pela queda do veto presidencial!