#CampanhaSalarial: informes sobre a segunda reunião da Mesa Permanente de Negociação

Recomposição salarial cada vez mais próxima. Entidades que compõem o Fonasefe e o Fonacate participaram ontem (28) da segunda rodada da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), que discute, entre outros pontos, o reajuste emergencial das servidoras e dos servidores públicos federais do Executivo, incluindo as técnicas e os técnicos-administrativos em educação que integram a base do Sinditest-PR.

Na avaliação dos representantes da categoria, o governo tem margem, do ponto de vista orçamentário, para proporcionar uma reposição maior do que os 7,8% sugeridos na reunião de abertura. Quanto ao auxílio alimentação, há também um entendimento da necessidade de ampliação da discussão do incremento de outros benefícios, como auxílio saúde e auxílio creche por meio da utilização de recursos oriundos de fontes que não comprometam a Lei Orçamentária Anual (LOA).

“Foi uma reunião importante. Ratificamos para o governo a nossa posição sobre a característica emergencial dessa mesa, considerando toda a demanda represada de mais de seis, sete anos sem reposição de perdas inflacionárias para os servidores públicos, e dialogando com a proposta apresentada pelo governo na primeira reunião. Colocamos que é uma sinalização importante a mudança de postura deste governo em relação aos governos anteriores, no entanto ainda é uma proposta que não atende na sua totalidade a pauta reivindicatória protocolada pelas entidades nacionais dos servidores federais no início de janeiro”, afirmou Pedro Armengol, representante das centrais sindicais, em live realizada ontem (28).

Todos esses pontos foram expostos durante a reunião e formalizados em uma carta direcionada à gestão. “Existem limitações na LOA/2023 para conceder o reajuste imediato, porém, este limite não é 11,2 bilhões como o governo anunciou, é possível aumentar esse valor e lutaremos por isso”, afirmou o Fonasefe no documento.

As últimas reivindicações das servidoras e servidores serão analisadas pelo governo, que se comprometeu a apresentar uma nova posição de negociação à categoria, que será avaliada e encaminhada para o debate nas assembleias.

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR