#CampanhaSalarial: Assembleia aprova contraproposta e elege delegação para a Plenária da Fasubra

Em Assembleia Geral realizada na última quinta-feira (02), técnicas e técnico-administrativos em educação da base do Sinditest-PR aprovaram, por unanimidade, a negociação integral do orçamento de 11,2 bilhões do governo federal para o reajuste salarial das servidoras e dos servidores do Executivo. Na primeira reunião da Mesa Emergencial sobre o tema, o secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Sérgio Mendonça, sugeriu que parte deste montante fosse usado também para a recomposição de R$200 no auxílio alimentação – a proposta foi rechaçada pelas entidades que representam as trabalhadoras e trabalhadores do funcionalismo, visto que o incremento dos benefícios pode ocorrer através da utilização de outras fontes orçamentárias.

“Desde o dia 16 o governo não apresenta novas propostas. Bater o martelo não depende apenas da direção da Fasubra, são muitas outras categorias. Não são apenas os TAEs que participam dessa negociação. É um momento diferente. Por isso, aprovamos a proposta da direção nacional da Federação (Fasubra) e do Fonasefe, de aumentar o percentual de reajuste salarial e garantir o auxílio alimentação com rubrica específica, de custeio, sem prejuízo para a instalação de uma mesa específica para debater reformulação de nosso PCCTAE”, afirmou Mariane Siqueira, coordenadora geral do Sindicato.

Durante a assembleia, a categoria também deliberou que os representantes das servidoras e dos servidores defendam na mesa emergencial a revogação das instruções normativas aplicadas pelos ex-presidentes Temer e Bolsonaro. Na ocasião, os TAEs também elegeram, sem votos contrários, a chapa que irá representá-los na próxima Plenária da Fasubra. Ao todo, seis delegadas e delegados serão responsáveis por apresentar as demandas da base no evento, que acontecerá presencialmente em Brasília nos dias 09, 10 e 11 de março. Compõem a comitiva, Fernanda Pereira, Rosaninha Silva, Diógenes Bolwerk, Evandro Castagna, Marcello Locatelli e Antonio Neris.

“Essa chapa é um esforço da nossa base, de vários grupos, para nos representar. Vamos levar a proposta das bases para a Plenária e na volta temos a obrigação imediata de discutir a carreira com a categoria”, finalizou a coordenadora Elis Regina Ribas.

Na quinta-feira (09), a delegação estará presente no Encontro de Mulheres da Fasubra com a participação da diretora sindical e da Fasubra, Mariane Siqueira.