Brasil: Trabalhadores do Comperj realizam manifestação em frente à sede da Petrobrás

Os trabalhadores do Completo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) realizaram na manhã desta quinta-feira (22) um protesto em frente à Petrobras para exigir o pagamento de salários atrasados e o cumprimento dos acordos indenizatórios para os demitidos da empresa Alumini Engenharia S/A (ex-Alusa).

A CSP-Conlutas Rio de Janeiro participou do ato e está apoiando a luta desses trabalhadores. Para a Central, é fundamental intensificar as ações de solidariedade com essa luta, que está inserida no momento político que o país atravessa. Os trabalhadores do Comperj precisam desse apoio.

A greve dos trabalhares teve início no dia 6 de janeiro e durou 16 dias. A paralisação foi iniciada pelos operários da empresa Alumini Engenharia S/A (ex-Alusa) e desde setembro do ano passado, já são 469 demitidos; os que perderam o emprego a partir de outubro fizeram um acordo para receber a rescisão, mas a empresa não cumpriu com o acertado.

Estes trabalhadores não receberam nem a terceira e última parcela do acordo, nem os 40% do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) a que tem direito. As cotas do FGTS do restante dos trabalhadores não são depositadas há pelo menos três meses.

Os que não foram demitidos não recebem salários e também não conseguem dar baixa em suas carteiras de trabalho. Até o momento, são 123 operários com dois meses de atraso no salário, e 2.380 com atrasos de um mês no pagamento. Uma parte deles também não recebeu a segunda parcela do 13º salário.

A solidariedade fez com que a greve se expandisse para outras empresas que também ameaçam com demissões. Cerca de 3 mil operários organizaram um piquete e interromperam todas as obras no complexo. Desta forma, os demais operários lutavam pela imediata readmissão dos desempregados e protegiam seus empregos e salários.

Sindicato e patronal desmontam  greve

Na segunda-feira (19), a greve sofreu um duro golpe e foi desmontada. Com a desculpa de uma reunião na Vara de Justiça do Trabalho de Itaboraí, a direção do Sindicato dos Trabalhadores Empregados nas Empresas de Montagem e Manutenção Industrial da Cidade de Itaboraí (Sintramon) desarmou o piquete que permitia a continuidade da greve. Desta reunião, convocada pelo juiz André Correia Figueira, Juiz do Trabalho da Vara de Itaboraí, com a presença do Sindicato e do Comandante da Polícia Militar Ten. Cel. André Henrique de Oliveira Silva (35° Batalhão de Polícia Militar de Itaboraí), resultou um documento informal assinado pelo juiz. Este documento afirmava não medir esforços para resolver, de maneira rápida e objetiva, os problemas causados pelo bloqueio das contas da empresa Alumini Engenharia S/A.

No entanto, a forma de resolver de maneira rápida e objetiva os problemas criados pelos patrões contra os trabalhadores seria uma greve em todos os canteiros das obras do Comperj. Só a unidade na luta dos operários de todas as empreiteiras poderia garantir uma vitória efetiva para os trabalhadores.

É preciso romper com patrões e governo

A CSP-Conlutas  Rio de Janeiro reafirma seu chamado a maioria da direção do Sintramon para romper com os governos, a patronal e defender os interesses dos operários do Comperj. Conclama a CUT e a Confederação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores nas Indústrias e da Madeira a ajudar a convencer esta direção sindical que só a luta dos trabalhadores pode garantir e ampliar direitos.

Plenária prepara a luta

A Central também nesta quinta-feira irá realizar uma plenária com objetivo de ampliar a solidariedade à luta e às mobilizações no Comperj e buscar evitar que ela fique isolada. A reunião será às 15 horas, na sede do Andes-SN no Rio, na avenida Rio Branco 277, 13º andar sala 1306. Contamos com a sua participação.

Fotos: Agência Brasil

Fonte: CSP-Conlutas

1. Great items from you, man. I have bear in mind your stuff previous to and
    you’re just too excellent. I actually like what you’ve got here, really like what you’re stating
    and the way in which wherein you are saying it.
    You are making it enjoyable and you continue to care for to stay it smart.
    I can not wait to read much more from you. This is actually a wonderful website. http://cavalrymenforromney.com/