Os Técnico-Administrativos em Educação da base do SINDITEST-PR aprovaram, por unanimidade, a participação na Paralisação Nacional em defesa da Carreira e pelo Cumprimento Integral do Acordo de Greve. A decisão ocorreu durante a Assembleia Sindical realizada nesta segunda-feira, dia 19 de janeiro. Ao final da atividade, foram eleitos os delegados que representarão a categoria na Plenária da FASUBRA, nos dias 24 e 25 de janeiro, em Brasília.
Os coordenadores do SINDITEST-PR, Antônio Neris e lvandenir Pereira, destacaram que ocorre hoje (19) uma reunião entre a FASUBRA e o Ministério da Gestão e Inovação (MGI). A expectativa é que o governo apresente uma proposta de alteração nos pontos do PL 6170/2025 relacionados ao RSC (Reconhecimento de Saberes e Competências), visto que o texto atual está em desacordo com a proposta da CNSC-MEC – consenso firmado entre FASUBRA, SINASEFE, MEC, ANDIFES e CONIF. A Federação já se posicionou contra os trechos do Projeto de Lei que prejudicam a categoria. Além do RSC, a pauta inclui a jornada de trabalho de 30 horas, os plantões e a terceirização do cargo de Intérprete de Libras.
Segundo Ivandenir Pereira, a FASUBRA orientou as bases a discutirem e aprovarem um Indicativo de Greve entre duas datas sugeridas na última Plenária: 02 ou 23 de fevereiro. A base do SINDITEST-PR presente na assembleia aprovou a data de 23 de fevereiro.
Durante as falas, os participantes reforçaram a importância da mobilização para garantir o Termo de Acordo. Foi pontuado também que, embora as discussões devam considerar a conjuntura de 2026 – um ano eleitoral -, isso não deve ser um fator impeditivo para a luta dos TAEs pelo cumprimento do acordo de greve.
Eleição de delegados para a Plenária da FASUBRA – Apenas uma chapa se apresentou para concorrer e representar a base do SINDITEST-PR na próxima Plenária da FASUBRA. Na pauta do evento (dias 24 e 25/01) estão: a avaliação de conjuntura, a antecipação do indicativo de greve de março para fevereiro, as implicações da reunião do dia 19/01 sobre o PL 6.170/2025, o XXV CONFASUBRA e demais encaminhamentos.
Ficaram definidos como delegados: Márcia Messias, Janier Zeferino, Gabriel Rodrigues da Silva e Ivandenir Pereira. Nesta terça-feira (20), será definido o 5º representante após a assembleia na UNILA.



