Ato da Enfermagem reúne mais de três mil profissionais em Curitiba

Na última sexta-feira, 10 de setembro, trabalhadoras e trabalhadores da enfermagem foram às ruas em protesto à liminar do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso que suspendeu a Lei 14.434/2022, que estabelece o Piso Nacional da Enfermagem, uma reivindicação histórica da categoria.

Os protestos, que ocorreram em várias cidades brasileiras, contaram com ampla adesão, além do apoio popular expresso através de aplausos e palavras de incentivo aos manifestantes. Entre as bandeiras de luta, o reconhecimento pelo esforço realizado durante a pandemia, mais valorização, melhores condições de trabalho e a suspensão do veto de Bolsonaro ao reajuste anual do piso pelo INPC.

Em Curitiba, mais de três mil pessoas participaram do ato convocado pelo Fórum Estadual da Enfermagem, composto por diversas entidades representativas, incluindo o Sinditest-PR. Técnicas e técnicos administrativos em educação lotados no Complexo Hospital de Clínicas também se somaram a colegas de outras instituições públicas e privadas no enfrentamento à medida, considerada equivocada tanto pelos trabalhadores quanto pelos Sindicatos ligados à área.

“Foi bonito ver tanta gente mobilizada, exigindo os seus direitos. Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem de todo o Paraná se concentraram na praça Alfredo Andersen e fizeram uma longa caminhada até à praça Rui Barbosa exibindo as suas faixas, cantando palavras de ordem e recebendo de volta o apoio e aplausos da população. Solicitamos que o STF reconheça a lei do piso e que ele passe a entrar em vigor efetivamente. A luta é pela valorização dessa categoria profissional que salvou milhares de vidas durante a pandemia. A pressão vai continuar até derrubarmos o veto do reajuste anual. E, nas próximas semanas, prepararemos atividades de mobilização da nossa categoria”, afirmou Máximo Dias Colares, diretor do Sinditest-PR.

Confira as fotos do ato!

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR