Assembleia elege delegados para os aposentados e apresenta informes sobre o plano de saúde

0

Em Assembleia Geral realizada terça-feira (03), técnicas e técnicos administrativos em educação (TAEs) elegeram, por unanimidade, oito delegados de base para representar os aposentados da categoria. São eles: Alcione Edling, Arlete Edling, Glaci Terezinha Schluga, Hilda Munhoz, Ieda Neves de Almeida, Marilete Marafon Rosa, Moacir Freitas e Paulo Barbieri.

Antonio Neris, coordenador geral

“Os delegados e delegadas de base são representantes que buscam ajudar a diretoria a pensar a política do Sindicato, considerando o conhecimento que possuem das demandas próprias da base. Portanto, este é um momento muito importante para participar e contribuir para ampliação do debate sobre as pautas dos aposentados e aposentadas”, destacou o coordenador Antonio Neris.

 

Confira abaixo os assuntos abordados no encontro:

Informe Jurídico
Durante a Assembleia, a direção sindical repassou informações acerca da ação de correção do Pasep e deu orientações aos filiados e filiadas. 

Ivandenir Pereira, coordenador jurídico

“Esta ação atinge os servidores que entraram até 1988. Então, se esse é o caso de algum dos técnicos da base, entrem em contato com a controladoria jurídica do Sinditest-PR, via WhatsApp (99811-0505), e agende o seu atendimento”, informou o coordenador Ivandenir Pereira

Propostas de Carreira
No encontro, foram apresentados aos TAEs os pontos aprovados para o PCCTAE, na última Plenária Nacional da Fasubra, realizada entre os dias 30 de setembro e 1° de outubro, em Brasília. Clique aqui e confira a discussão na íntegra

 

Marcello Locatelli, coordenador jurídico

“A plenária fez um amplo debate e, democraticamente, foi votada e aprovada a proposta de aprimoramento do PCCTAE que visa a valorização profissional e econômica de toda nossa categoria, ativos e aposentados.”, afirmou o coordenador Marcello Locatelli.

Márcia Messias, coordenadora de saúde

“Todos nós sabemos que nosso plano de carreira está muito defasado e precisando de reformulação. A partir de agora, vamos ter grandes mudanças no PCCTAE”, declarou a coordenadora Márcia Messias, que participou como delegada na Plenária.

 

Plano de Saúde
O tema mais aguardado entre a base do Sinditest-PR. A direção sindical atualizou os beneficiários do plano de saúde da Unimed a respeito do andamento do processo: a ação aguarda julgamento e, pela primeira decisão judicial, o plano da Unimed segue plenamente válido. 

Além disso, a assembleia contou com a presença do Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da UFPR, Douglas Ortiz Hamermüller, que deu informações sobre o plano de saúde para os TAEs da UFPR. 

Douglas Ortiz, Pró-Reitor de Gestão de Pessoas

“Nós estamos agindo nas mais diversas frentes possíveis com relação à questão do plano de saúde. O Sindicato já informou vocês da possibilidade da gente ingressar no plano da UTFPR. […] Porém, em paralelo, surgiu uma outra possibilidade, não estamos descartando nenhuma delas, mas aquela que acontecer primeiro e for a melhor para a categoria nós vamos aderir“, declarou Douglas. 

Sobre a adesão ao plano de saúde da UTFPR, o Pró-Reitor ressaltou que é uma possibilidade concreta. Os reitores Ricardo Marcelo (UFPR) e Marcos Schiefler (UTFPR) já se encontraram para discutir o assunto e devem se reunir novamente ainda esta semana. O plano em questão é licitado e, por essa razão, é possível realizar uma aditivação para incluir novos beneficiários. 

“Por esse motivo, o caminho com relação à nossa adesão de servidores, seja ativos ou aposentados, da UFPR nesse plano seria um aditivo nesta licitação. É claro que aditivos em licitação têm um limite, mas como são cerca de 7 mil vidas no contrato deles, o aditivo permitiria, em princípio, que entrasse algo em torno de 2 mil. O que talvez viesse a suprir toda essa necessidade dessa emergência causada pela Unimed neste momento”, explicou. 

No entanto, ainda há questões burocráticas a serem resolvidas com relação a essa alternativa. O aditivo do contrato ainda necessita de aprovação do Conselho Universitário de ambas as universidades para que seja viabilizado.  

Segundo Douglas, a segunda saída para a questão do plano de saúde recorre a uma licitação do Governo Federal, em que contratou algumas operadoras, gestoras de planos de saúde. 

“Essas operadoras podem administrar e contratar planos de saúde formatados especificamente para um determinado grupo, então, nós estamos negociando direto com esses representantes. A ideia é unirmos esforços entre as entidades das instituições aqui do estado do Paraná para somarmos um número de vidas que fique atrativo para os planos de saúde e, assim, podemos precificar o plano de saúde mais atrativo para a categoria”, destacou. 


Dia Nacional de Luta e Mobilização do Serviço Público Federal
Após a Assembleia, as técnicas e técnicos presentes se concentraram no Pátio da Reitoria da UFPR para o ato pela valorização da carreira dos TAEs pelo Dia Nacional de Luta e Mobilização do Serviço Público Federal. A ação foi promovida pelo Sinditest-PR, junto a APUFPR, e teve como pauta a defesa da recomposição salarial, reestruturação das carreiras, abertura de mesas setoriais, entre outras.

Compartilhar.

Autor

Comments are closed.

X