Assembleia aprova abertura de ação revisional sobre o reajuste do plano da Unimed

Em assembleia geral realizada ontem (05), técnicas e técnicos administrativos em educação (TAEs) da base do Sinditest-PR discutiram o cancelamento unilateral do plano de saúde pela Unimed e aprovaram por unanimidade a abertura de uma ação revisional sobre os reajustes do convênio.

Ivandenir Pereira, coordenador jurídico.

“Nós pedimos um estudo para o DIEESE que mostrou que, desde a implantação do plano de saúde até agora, houve 980,05% de reajuste, sendo que a inflação do período foi de cerca 113,99%. Neste caso, a ação revisional é um instrumento jurídico possível para questionar este aumento abusivo”, explicou o coordenador Ivandenir Pereira.

Confira os demais encaminhamentos:

Vitória judicial
Na última semana, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná deferiu o pedido de antecipação da tutela recursal impetrado pelo Sinditest-PR. A decisão determinou que a Unimed mantenha o contrato do plano de saúde até o exame do mérito do recurso. Assim sendo, o prazo de encerramento da cobertura do contrato, que estava previsto para o dia 30 de setembro, foi suspenso e os filiados e filiadas permanecerão atendidos pelo plano coletivo, sem prazo definido. A vitória do Sindicato foi significativa e teve repercussão no meio jurídico.

Marcello Locatelli, coordenador jurídico.

“É uma grande vitória, mas ainda estamos no início da disputa judicial. O teor da decisão é importante para nós, pois os argumentos acolhidos são fortes e mostrou ao juiz que na medida em que os beneficiários do plano avançaram a idade, a Unimed adotou uma postura de desinteresse de manter o contrato. O que é inadmissível!”, afirmou Marcello Locatelli, coordenador do Sinditest-PR.

Antonio Neris, coordenador geral.

“Nossa recomendação é que aguardem a decisão judicial, que já está favorável para nós, e permaneçam na Unimed. Paralelamente a esta ação, estamos avançando com as Reitorias a proposta do plano de saúde oferecido pela Universidade, que também nos deram um parecer positivo”, informou o coordenador Antonio Neris.

Negociações com operadoras alternativas
O coordenador Wilson Messias também informou o resultado das negociações com outras operadoras. A direção se reuniu com representantes da Nossa Saúde, MedSênior e Hapvida, no entanto, devido aos valores e serviços ofertados, não são alternativas viáveis para os filiados e filiadas da base.

Wilson Messias, coordenador geral.

“A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é uma das poucas universidades que não tem plano para os servidores. A partir dessa Assembleia, vamos fazer uma cobrança ainda maior para que a instituição viabilize um plano de saúde institucional para técnicos ativos e aposentados”, declarou Wilson.

No próximo mês, será convocada novamente uma assembleia para atualização dos desdobramentos da ação judicial e das iniciativas do Sindicato.