Apesar das promessas, saúde e educação pioraram no HC

Atendimento médico insatisfatório, falta de suprimentos, leitos reduzidos, estrutura defasada, precarização das condições de trabalho. Estes são alguns dos problemas que o Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) vem enfrentando e que estão colocando em risco a qualidade dos serviços essenciais de saúde e educação do hospital-escola.

Mas por que a população é prejudicada pelos problemas no atendimento e os estudantes têm sua formação comprometida, se no ano passado a promessa da Administração da UFPR era de que o HC teria mais recursos, funcionários e melhorias na estrutura?

O Hospital, que por mais de 50 anos foi referência em atendimento à população paranaense, agora sofre com os reflexos do corte de recursos do governo federal e com a gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) – cuja adesão foi aprovada há pouco mais de um ano, contrariando a comunidade acadêmica.

Desde o começo do atual mandato do governo federal, a educação e a saúde públicas sofreram cortes drásticos de orçamentos com o bloqueio de gastos em 39 ministérios realizado para tentar equilibrar as contas. Só na pasta da Educação, já são mais de R$ 12 bilhões a menos, e as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) estão com o orçamento mensal reduzido a 1/18 avos.

Com essa redução, a realidade do HC é bem diferente das promessas que a Reitoria da UFPR fez para impor a adesão à Empresa.

De acordo com a Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR-SSind), a comunidade universitária já havia alertado a Administração de que a gestão feita pela Empresa de direito privado não seria a solução para os problemas do HC, mas sim a entrega da autonomia universitária, a extinção do Regime Jurídico Único (RJU) com as contratações feitas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o prejuízo às relações de ensino-aprendizagem e o agravo da precarização.

Com recursos limitados, o cenário do Hospital com a gestão da Ebserh só piorou. “Faltam insumos, a situação dos trabalhadores é cada vez mais complicada, diminuiu o número de atendimentos e leitos – isso não é responsabilidade da greve, é do governo federal. O ambiente interno se tornou o pior de todos os tempos”, afirmou o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral do Estado do Paraná (Sinditest-PR), Marcio Palmares.

Problema nacional
Infelizmente, não é só a população e os futuros médicos do Paraná que estão enfrentando esses problemas. Hospitais Universitários (HUs) de todo o país também passam por dificuldades semelhantes.

No Hospital São Paulo (HSP) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por exemplo, faltam medicamentos, insumos e até procedimentos cirúrgicos foram cancelados pelos problemas. Mesmo após a greve dos médicos residentes, a situação continuou crítica.

Além dos cortes, a política de terceirização do governo fez com que quase todas as Ifes entregassem a gestão de seus hospitais-escola para a Ebserh.

Para a APUFPR-SSind, a única forma de reverter esse lamentável quadro para a saúde e a educação é a mobilização da comunidade e a pressão sobre o governo federal para que os cortes sejam revertidos e mais recursos sejam destinados para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: APUFPR-SSind.

1. 706382 50769Superb weblog here! Also your site loads up quite quickly! What host are you making use of? Can I get your affiliate link to your host? I wish my site loaded up as quickly as yours lol xrumer 431263

2. Pingback: taking dapoxetine and sildenafil together

3. Pingback: ventolin hfa 100 mcg

4. Pingback: hydroxychloroquine uses

5. Pingback: hydroxychloroquine human use

6. Pingback: hydroxychloroquine testing update

7. Pingback: stromectol renal dosing

8. 65963 505288Write more, thats all I have to say. Literally, it seems as though you relied on the video to make your point. You clearly know what youre talking about, why waste your intelligence on just posting videos to your weblog when you could be giving us something enlightening to read? 528397

9. Pingback: stromectol 6mg capsules for humans antiparasitic

10. Pingback: stromectol 50 mg

11. What i do not understood is in reality how you are not actually
    much more well-favored than you may be now. You’re very intelligent.

You already know thus considerably with regards to
    this topic, made me for my part consider it from numerous numerous
    angles. Its like women and men aren’t fascinated unless
    it’s one thing to do with Lady gaga! Your personal stuffs nice.
    All the time maintain it up! https://tadalafili.com/

12. Pingback: hydroxychloroquine for sale

13. Pingback: gimalxina deltasone 20mg