A partir de amanhã, 1º, trabalhadores da Funpar/HC assinarão apenas a folha-ponto

Os trabalhadores da Funpar/HC voltarão, a partir de amanhã, 1º, a adotar a folha-ponto como única forma de controle de jornada. A decisão foi tomada na sexta-feira, 28, em assembleia da categoria. Por meio de ofício, o Sinditest-PR comunicará a deliberação ao Hospital de Clínicas.

Há cerca de seis meses, alguns servidores do HC têm sido obrigados pela administração a, além de assinar a folha-ponto, exercer o controle de jornada através da inserção de crachás nas catracas e também do ponto eletrônico. Isso contraria o artigo sexto do decreto 1590/95, que determina a adoção de apenas uma forma de controle na administração federal. “Do contrário, você impõe uma obrigatoriedade e uma perda de tempo ao trabalhador que não é razoável. É um excesso de cobrança, de controle”, justifica Josimery Matos Paixão, advogada do Sinditest-PR.

Os servidores também criticam a seletividade no tratamento, já que apenas alguns são obrigados a registrar entrada e saída por meio do ponto eletrônico. A administração justifica dizendo que o procedimento ainda é “experimental”. “Vocês vão assinar apenas a folha-ponto, até que se implante outra forma, para todo mundo, ou até que haja um comunicado oficial da Funpar, o que ainda não aconteceu”, orientou Avanilson Araújo, também advogado do Sinditest-PR.

Na assembleia, a direção do sindicato também esclareceu os boatos que atualmente circulam pelo hospital, segundo os quais, com a aprovação do novo estatuto, o Sinditest-PR teria deixado de representar os trabalhadores da Funpar/HC. “A situação da Funpar no sindicato é a mesma que sempre foi. O estatuto está do mesmo jeito em relação à Funpar”, explicou Avanílson Araújo. “O Sinditest-PR é o representante dos fundacionais, porque celebra os acordos coletivos da categoria.”

Márcio Palmares, da diretoria do Sinditest-PR, criticou o “terrorismo psicológico” feito dentro do Hospital de Clínicas. “O sindicato não faz boato, não espalha fofoca. O sindicato fala na assembleia, que é onde os trabalhadores se reúnem. Vamos preservar essa cultura. Mas estamos cientes da ‘rádio-corredor’, do terrorismo psicológico”, criticou. “Só existe um meio de o Sinditest-PR deixar de representar os trabalhadores da Funpar/HC, que é vocês decidirem isso em assembleia.”

Carmen Luiza Moreira, também da diretoria do Sinditest-PR, classificou como “maldade pura” a boataria espalhada no HC. “Estão induzindo os trabalhadores da Funpar a irem no sindicato se desfiliar. Isso é uma maldade muito grande”, desabafou. “Eu não sou apenas diretora do sindicato. Sou representantes de uma categoria explorada e humilhada”, definiu Camen Luiza, que também é trabalhadora da Funpar/HC.

Carmen Luiza Moreira: boataria dentro do HC é “maldade pura”.

Coação
Vários relatos de coação e assédio moral por parte das chefias do HC surgiram durante as deliberações. De acordo com os servidores, elas tentavam pressioná-los a não comparecer a assembleia de sexta-feira, que aconteceu na sede do Sinditest-PR em Shangri-lá, litoral do Estado. A direção do HC negou-se a ceder uma sala dentro do hospital para que a reunião fosse realizada. “Muitos estão coagidos. Ameaçaram com demissão e cortes nos salários”, relatou uma servidora.

No entanto, a cláusula 62 do acordo coletivo de trabalho da categoria garante que as horas empregadas em assembleias ou atividades sindicais não podem ser descontadas ou compensadas.

Aposentadoria
Outro tema discutido na assembleia foi a estabilidade pré-aposentadoria, que garante que os trabalhadores não podem ser dispensados durante os três anos anteriores a retirarem-se do trabalho. Servidores e sindicato temem que a Funpar priorize as demissões dos trabalhadores que estejam às vésperas de entrar nesse período de garantia. Por isso, o Sinditest-PR quer que os fundacionais providenciem as certidões de tempo de contribuição junto ao INSS e as encaminhem ao sindicato, para que a partir daí possa ser pensada uma estratégia de enfrentamento.

No próximo dia 16, o sindicato vai realizar um seminário sobre as novas regras para a aposentadoria aprovadas pelo Congresso Nacional.

Sandoval Matheus,
Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR.

1. Pingback: free online american dating site

2. https://interviewtip.net Car increment enables the customer to produce a unique
    number to be created whenever a new document is inserted in the table.
    CAR INCREMENT is the key phrase for Oracle, AUTO_INCREMENT
    in MySQL and IDENTIFICATION keyword can be made
    use of in SQL WEB SERVER for auto-incrementing.
    Mainly this keyword is made use of to develop the primary key for the table.
    Normalization sets up the existing tables and also its fields within the database, leading to minimal
    duplication. It is utilized to simplify a table as long as possible while keeping the
    one-of-a-kind fields.

If you have truly little to claim on your own, the recruiter power
    believe you have void to state. pl sql interview inquiries
    I make myself feel magnificent ahead the interview begins.
    With this inquiry, the recruiter will certainly evaluate you on just how you
    prioritise your task list. I anticipate functions with damien once again in the future
    stressful. You mightiness require a compounding of dissimilar
    sorts of questions in order to to the full cover the problem, and also this might
    diverge betwixt participants. Prospects appear
    to interviews with a coating of exciting you.

A main secret is a special type of unique secret.
    A international key is utilized to maintain the referential web link integrity between 2 data tables.
    It protects against activities that can destroy links in between a youngster and
    a parent table. A primary trick is used to define a column that distinctly recognizes
    each row. Void worth and also replicate worths are not enabled to be entered in the primary key column. However, you might not be offered this tip, so it gets
    on you to remember that in such a scenario a subquery is specifically what you require.
    After you undergo the fundamental SQL meeting
    concerns, you are most likely to be asked something
    a lot more details.

3. https://interviewtip.net Vehicle increment allows the customer to produce
    a serial number to be created whenever a new record is put in the table.
    CAR INCREMENT is the keyword for Oracle, AUTO_INCREMENT in MySQL
    and also IDENTITY key words can be made use of in SQL
    WEB SERVER for auto-incrementing. Primarily this
    search phrase is utilized to develop the main trick for the table.

Normalization prepares the existing tables and also its areas within the data source, resulting in minimal
    replication. It is utilized to simplify a table as
    long as possible while keeping the unique fields.

If you have really little to state on your own, the recruiter power
    think you have void to say. pl sql meeting questions I make myself really feel magnificent ahead the meeting starts.
    With this concern, the recruiter will certainly judge you on exactly how you prioritise your job listing.

I look forward to functions with damien once again in the
    future stressful. You mightiness require a compounding
    of different kinds of concerns in order to fully
    cover the concern, and also this might split betwixt participants.
    Prospects turn up to interviews with a surface of impressing
    you.

A main trick is a unique kind of special key.
    A international secret is made use of to preserve the referential web link
    integrity between 2 information tables. It stops actions that can damage links between a child as well as
    a moms and dad table. A primary key is used to specify a column that uniquely identifies
    each row. Null worth and duplicate worths are
    not permitted to be entered in the primary essential column. Nevertheless, you might not be given this hint, so it
    is on you to bear in mind that in such a situation a subquery is specifically what you need.
    After you undergo the essential SQL meeting questions, you are
    most likely to be asked something extra specific.