Mobilização integra movimento nacional da FASUBRA
O SINDITEST-PR comunica que a greve dos(as) Técnicos(as)-Administrativos(as) em Educação (TAEs) da UFPR, UTFPR e UNILA foi aprovada com início na terça-feira, 03 de março, por tempo indeterminado. O movimento integra a greve nacional convocada pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA), mobilizando universidades e institutos federais em todo o país. A greve foi aprovada em assembleia da categoria e faz parte do calendário nacional de lutas. Assembleia foi presidida pelo Coordenador Geral, Antonio Neris, e secretariada pela Coordenadora de Saúde do Trabalhador do SINDITEST-PR, Márcia Venzel Messias.
Pautas centrais da greve – A mobilização da categoria ultrapassa a questão salarial e reafirma a defesa dos direitos, das condições de trabalho e do serviço público de qualidade. Entre os eixos prioritários do movimento, destacam-se o cumprimento integral do Acordo de Greve de 2024, com a efetivação de todos os compromissos assumidos pelo governo. Entre outros:
– Defesa da jornada de 30 horas, com manutenção e ampliação da flexibilização, garantindo melhores condições de trabalho e atendimento mais amplo à população;
– Implementação do RSC (Reconhecimento de Saberes e Competências) para toda a categoria, incluindo aposentados(as) e pensionistas;
– Rejeição à Reforma Administrativa e ao PL 6170/2025, por representarem riscos à estabilidade, aos direitos dos(as) servidores(as) e à qualidade dos serviços públicos.
Pautas locais – Na UFPR, no âmbito do Complexo Hospital de Clínicas (CHC), a categoria reivindica a implementação do acordo sobre Hora Ficta, assegurando organização da jornada e compensação justa do tempo trabalhado. A revisão dos adicionais de insalubridade, com reconhecimento das reais condições laborais. Ainda, as medidas concretas de combate ao assédio moral, com políticas efetivas de prevenção e responsabilização. Também, a construção de um Plano de Saúde institucional digno, que atenda às necessidades dos(as) trabalhadores(as).
Na UTFPR, a luta passa pelo cumprimento rigoroso da Resolução 45/2021, garantindo que processos de remoção e transferência sejam efetivados antes da abertura de novos concursos, como forma de valorização e respeito aos(às) servidores(as) que já integram a instituição. O Coordenador de Assuntos Jurídicos e Relações de Trabalho, lvandenir Pereira, destacou imediata atenção para as atuais condições da Casa 3, onde os trabalhadores relatam os diversos problemas como falhas estruturais e de equipamentos.
Próxima Assembleia – A próxima assembleia está agendada para terça-feira, às 10h (primeira chamada), no formato híbrido: presencialmente no pátio da Reitoria da UFPR, em Curitiba, e virtualmente pela plataforma Zoom para os campi do interior, definição dos membros do Comando de Greve.
Na ocasião, serão eleitos(as) os(as) delegados(as) do SINDITEST-PR junto à Fasubra Sindical e definidos os(as) representantes da entidade para compor o Comando Nacional de Greve, em Brasília. Será definido o fundo de greve destinado, exclusivamente, às ações, materiais e os demais custos da mobilização dos dias de greve, a fim de garantir a sua manutenção.
Assista aqui a gravação completa da Assembleia.
O SINDITEST-PR reforça a importância da participação da categoria nas atividades de mobilização e nas instâncias deliberativas do movimento paredista.