UNILA completa 16 anos: Com categoria fortalecida pela Seção Sindical, universidade reafirma seu papel na integração latino-americana

0

Instituição celebra 16 anos nesta segunda (12). Ciclo recente foi marcado pela histórica organização dos TAEs em abril de 2025, garantindo voz ativa e defesa de direitos na construção da universidade.

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) completa, nesta segunda-feira (12), 16 anos de fundação. Criada pela Lei nº 12.189/2010, a universidade chega à sua “adolescência” institucional consolidada como um projeto estratégico de Estado para a América Latina. Mas, para os Técnicos Administrativos em Educação (TAEs), esta data carrega um simbolismo extra: é o primeiro aniversário da instituição celebrado com a Seção Sindical do SINDITEST-PR oficialmente implantada. Se a missão da UNILA desde 2010 é integrar povos, o último ano provou que a integração começa dentro de casa, com a união dos trabalhadores.
Um ano marcado pela organização da base – Ao olhar para a trajetória destes 16 anos, destaca-se o avanço político conquistado em 08 de abril de 2025. Naquela data, a categoria deu um passo decisivo com a histórica assembleia de fundação da Seção Sindical do Sinditest-PR na UNILA. Foi naquele dia que os trabalhadores aprovaram o Regimento Interno e instituíram a coordenação que vem conduzindo a luta até as próximas eleições diretas. A gestão, composta por Otávio Augusto Costa (coordenador geral), Sandra Aparecida Zotovici (secretária) e Karl Stoeckl (tesoureiro), assumiu o compromisso de transformar as reivindicações de corredor em pauta oficial.

Criação da Seção Sindical do Sinditest-PR no dia 08 de abril de 2025

Luta contínua por direitos – Desde a fundação da Seção em abril passado, a dinâmica entre trabalhadores e Reitoria mudou. Relembremos que, logo após a posse, em parceria com os coordenadores gerais do SINDITEST-PR – Ivandenir Pereira, Eliseu Horta (in memoriam) e Antonio Neris –, a representação sindical já havia cobrado a gestão da UNILA sobre pontos nevrálgicos que seguem na ordem do dia: progressões na carreira; pagamento regular dos auxílios creche e transporte; parantia de atividades sindicais sem ônus e direito de greve/paralisação; retomada das negociações da pauta interna. Como destacou Antonio Neris à época da fundação, “este movimento representa um reforço na luta dos técnicos administrativos por melhores condições de trabalho, evidenciando a importância do diálogo e da organização para a conquista de direitos”.

Do cineteatro ao futuro – A UNILA iniciou suas atividades letivas em 16 de agosto de 2010, no Cineteatro dos Barrageiros (PTI), com cerca de 200 alunos. Hoje, 16 anos depois, a universidade cresceu em tamanho e relevância. No entanto, o Sindicato alerta: o crescimento institucional não pode acontecer às custas da precarização do trabalho. Neste aniversário de 16 anos, o SINDITEST-PR e sua Seção Sindical na UNILA parabenizam a comunidade acadêmica, mas reafirmam: universidade forte se faz com servidor valorizado e organizado.
Compartilhar.

Comments are closed.

X