SINDITEST-PR denuncia ato de violência da PMPR contra estudantes da UFPR

0

A Coordenação do SINDITEST-PR vem a público manifestar seu repúdio e exigir apuração dos fatos sobre a ação da Polícia Militar do Paraná, que invadiu o prédio histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade, em Curitiba. A invasão, ocorrida na noite terça-feira, 09, teve como objetivo reprimir uma manifestação pacífica e democrática de estudantes que protestavam contra um evento de extrema-direita no salão nobre do curso de Direito.

Conforme declarações da coordenação do curso de Direito, o evento havia sido cancelado, mas os palestrantes forçaram a entrada, provocando os manifestantes. A Polícia Militar, de forma desproporcional, respondeu à situação com violência, disparando balas de borracha, lançando bombas de efeito moral, apontando armamentos pesados e agredindo fisicamente os estudantes. Tais ações resultaram na prisão de um estudante e em um ferido. A invasão, além de violenta, foi arbitrária e sem qualquer justificativa ou autorização, caracterizando uma clara afronta à autonomia universitária.

Diante da gravidade dos fatos e da evidente ilegalidade da ação policial, o SINDITEST-PR exige, das instituições do Governo Estadual e do Comando da Polícia Militar, explicações detalhadas sobre o ocorrido.

O Sindicato cobra a efetiva apuração dos fatos e a responsabilização dos envolvidos, reafirmando que a Universidade é um espaço de tradição e de defesa da democracia, onde a violência policial não pode ser tolerada. Por fim, o Sindicato se solidariza com a comunidade acadêmica e com os estudantes agredidos, reforçando seu compromisso com a defesa do Estado Democrático de Direito e com a luta contra qualquer forma de repressão e violência dentro do campus universitário.

Compartilhar.

Comments are closed.

X