COUNI decidirá sobre paridade nas eleições da UTFPR

im99

Em sua próxima sessão, no dia 10 de fevereiro, nesta sexta-feira, o Conselho Universitário (COUNI) da UTFPR decidirá como serão as regras das eleições para Reitoria e direção de câmpus da Universidade. Atualmente, professores e técnicos-administrativos dividem 80% do peso dos votos, enquanto estudantes têm 20% restantes.

O Sinditest, juntamente com o DCE e o SINDUTFPR, entendem que tal proporção tem uma concepção elitista de separação intelectual entre docentes e demais categorias, e reivindicam que as eleições sejam paritárias para os três atores da instituição: 33% para docentes, 33% para técnicos(as) e 33% para estudantes.

Para impulsionar a luta pela paridade na UTFPR, as três entidades de representação elaboraram um abaixo-assinado, que pode ser acessado aqui. Outras bandeiras defendidas pela comunidade universitária são: contabilização apenas dos votos válidos; segundo turno nas eleições; campanha de 30 dias e debates; elegibilidade de técnicos(as)-administrativos(as) para direção de câmpus e consulta paritária à comunidade organizada pelas entidades. Leia mais sobre cada proposta nesta nota.

“Garantir esses mecanismos nas próximas eleições para a direção de campus na UTFPR significa colocar a Universidade no trilho da democracia interna e da maturidade institucional.”

Por uma #UTFPRparitariaja!