Conselho da UTFPR aprova realização de consulta informal

im97

Um primeiro passo foi dado rumo a eleições mais democráticas na UTFPR: o Conselho Universitário (COUNI) aprovou a realização de consultas informais para reitor(a) e diretor(a) de câmpus, na sessão da última sexta-feira (10). A decisão ocorreu após pressão da comunidade universitária – representada pelo Sinditest, DCE, GECEL e SINDUTFPR – por paridade nas eleições da Universidade.

A princípio, a sessão iria decidir as regras para as consultas na instituição. O ex-reitor e atual conselheiro Carlos Eduardo Cantarelli defendia a volta aos 70/30: docentes com 70% do peso dos votos e técnicos(as) e estudantes dividindo os 30% restantes, conforme estabelece a legislação retrógrada e elitista. Atualmente, docentes e técnicos(as) dividem 80% do peso dos votos, e estudantes ficam com 20%.

As três entidades de representação da comunidade universitária encabeçaram a campanha #UTFPRParitáriaJá – incluindo a promoção de um abaixo-assinado – pela paridade, com 33,3% para cada categoria.
Diante da pressão por democracia na Universidade, o reitor e presidente do COUNI, Luiz Alberto Pilatti, afirmou que para estabelecer critérios não contemplados na legislação (que estabelece a proporção 70/30), o Conselho teria de deliberar, primeiro, sobre a realização de consultas informais – o que foi aprovado.

“Podemos considerar uma vitória temporária. Até o momento, a Reitoria indicava os organizadores das consultas na Universidade. A partir dessa decisão do COUNI, podemos esperar que a organização das consultas seja mais democrática, formada pelas três categorias: docentes, estudantes e técnicos(as). É um primeiro passo para conquistarmos a paridade”, avaliou o coordenador geral do Sinditest e trabalhador da UTFPR, Carlos Pegurski.
Uma sessão extraordinária do COUNI será realizada, provavelmente no dia 23 de fevereiro, para definir as regras das consultas no âmbito da instituição.

Campanha continua

Até lá, o Sinditest, juntamente com o DCE, o GECEL e o SINDUTFPR, vai continuar divulgando a campanha #UTFPRParitáriaJá, pela paridade nas consultas da Universidade. Assine o abaixo-assinado que reivindica os 33,3% de peso dos votos para cada categoria da UTFPR.

Leia a carta com as demais reivindicações da comunidade universitária.

#UTFPRParitáriaJá

Luisa Nucada,
Assessoria de Comunicação e Imprensa do Sinditest-PR.