Série ‘Conheça a nossa categoria’: Nathália Savione Machado, Técnica em Assuntos Educacionais na UFPR

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Apresentar à categoria as profissões que compõem o nosso plano de carreira e têm importante atuação no dia a dia da universidade. Este é o objetivo da série “Conheça a nossa categoria”, iniciativa promovida pelo Sinditest em parceria com a CIS UFPR. Na edição de hoje, trazemos a entrevista com a colega Nathália Savione Machado, Técnica em Assuntos Educacionais na UFPR. Há mais de uma década na instituição, a profissional compartilha a seguir o dia a dia na sua unidade de lotação. Confira!

Qual é a sua formação profissional?

Nathália Savione Machado: Sou Mestra em educação e novas tecnologias (Uninter 2018), Especialista em Gestão do trabalho pedagógico (Facinter, 2012) e Pedagoga (UEMG, 2008). Pesquisadora de projetos de pesquisa e extensão e atualmente Coordenadora de Políticas Afirmativas na Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade – SIPAD.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3496489253733066

Quanto tempo você atua no cargo na Instituição?

Nathália Savione Machado: Desde 20 dezembro de 2010 (10 anos e 4 meses).

Como é a rotina na sua Unidade de lotação?

Nathália Savione Machado: Até março de 2020 atuava na CIPEAD e minha função estava atribuída a orientação pedagógica de professores e técnicos para atuação na educação a distância ou híbrida. Desde que estou na SIPAD (10-03-2020), estamos no trabalho remoto, então compreendo que muitas das atividades tiveram que ser adaptadas e alteradas, mas posso dizer que todo dia é um novo dia, organizo reuniões com as diferentes equipes de diferentes projetos que temos.

Desde o ano passado estamos implementando formações para a área da diversidade, políticas afirmativas e inclusão. Ofertamos desde 2020 três cursos à distância em parceria com a Progepe, um curso de formação de estudantes bolsistas do PIBIS, e três ofertas do curso de preparação para a pós-graduação, o Pré-pós em que atuo na coordenação geral. Atuei na organização dos projetos, gestão das equipes, na coordenação pedagógica além de fazer todo o suporte técnico e customização na plataforma. Também organizamos um congresso nacional de pesquisadores/as negros/as que terá parte acontecendo semana que vem. Tenho atuado na infraestrutura e coordenação local do evento pela SIPAD. Todas essas atividades têm acontecido remotamente usando as plataformas síncronas disponíveis para reuniões, grupos de whats, plataforma da UFPR Virtual e UFPR Aberta, Teams, Trello, e outros aplicativos de suporte a gestão. Além de acompanhar o SEI, SIGA, sistema de frequência, homologação de pontos e outras demandas administrativas.

Além disso, tem outras demandas junto a área indígena, dos migrantes, quilombolas povos do campo, NEAB, orientação de bolsistas e estagiários e participação em aulas, palestras e eventos. São muitas atribuições, muitas demandas que precisam de um olhar atento e cuidadoso, conhecimentos e habilidades relacionadas a relações interpessoais, empatia, liderança, compreensão dos processos organizacionais.

Quais as principais atividades que no seu dia a dia são fonte de satisfação profissional e quais são as principais fontes de frustração?

Nathália Savione Machado: Gosto muito da parte formativa, de criar os cursos de formação, de estar a frente desses processos. Após passar pela gestão do Pré-pós recebemos vários feedbacks de ex cursistas aprovados em programas de pós, dou pulos de alegrias toda vez que recebo um feedback positivo. Me sinto completa pela troca com meus pares, com minhas colegas de trabalho que me apoiam e entram de cabeça nos desafios. Me frustra a falta de reconhecimento externo, a falta de estrutura, de suporte a gestão, de precariedade para atuação em algumas frentes. Na coordenadoria hoje, temos 4 linhas de frentes, 4 unidades, mas em 2 delas não temos técnicos dedicados para atuação ainda. Acabo assumindo muito do trabalho burocrático que não necessariamente está em minhas atribuições.

Como sua função/atividades se relacionam com o cotidiano da instituição?

Nathália Savione Machado: Não tenho uma função específica dentro da CPA/SIPAD, acabo atuando onde precisa e assumindo vários papeis de acordo com a demanda e vejo que cada uma das demandas que chegam são importantes e se relacionam com diferentes aspectos da UFPR. Apesar de estar na gestão da Coordenadoria, vejo que por ser técnica em assuntos educacionais tenho esse olhar atento as necessidades, tanto das demandas emergentes quanto das demandas da equipe. Não tem sido fácil, a pandemia escancarou muitas dificuldades em vários sentidos, tecnológicos, emocionais, de gestão dentre outras, mas cada vez mais vejo o quanto nós, técnicos em assuntos educacionais temos um papel essencial na universidade.

 Qual é a importância que você atribui ao desenvolvimento do seu trabalho?

Nathália Savione Machado: Acredito que o trabalho que fazemos na CPA/SIPAD é fundamental para a disseminação das políticas afirmativas na universidade. Meu trabalho, como técnica em assuntos educacionais e como coordenadora, acrescenta nessa área e creio que sou peça importante nesse processo. Creio que minha vinda para a CPA fortaleceu a frente formativa na modalidade a distância, e esta, vejo que foi uma importante contribuição neste momento de pandemia. Conheço bem os processos administrativos da universidade, tenho boa articulação com os servidores técnicos e docentes e conheço bem os sistemas e aplicativos que podem ajudar no trabalho, creio que estas características ajudam muito no desenvolvimento das ações. Ainda estamos nos fortalecendo enquanto coordenadoria e mostrando a que viemos, mas a SIPAD é fruto de uma luta coletiva, cada um e cada uma de nós exercemos um papel essencial na articulação das políticas e encaminhamento das demandas.

Para  saber mais sobre a atuação dos Técnicos em Assuntos Educacionais clique aqui e leia o excelente texto de Walêska Dayse Dias de Sousa na UFTM.

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Autor

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR

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