Reunião do GT de Aposentados lota auditório na primeira reunião de 2020

A primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Aposentados do Sinditest-PR em 2020 lotou o auditório da Prograd, no Prédio Histórico da UFPR, na tarde de ontem (4).

Entre os vários assuntos discutidos estiveram a preparação para a eleição dos representantes dos servidores TAE aposentados no Conselho Universitário da UFPR (COUN), o anúncio de uma excursão para Itapoá e a participação em um projeto de doutorandas da Educação Física.

As atividades começaram com uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher. “Fizemos uma homenagem rápida para mulheres que foram representativas para nosso grupo. Chegamos a um grupo consistente e coeso, que está aumentando”, analisou a coordenadora do GT de Aposentados Neide Brum.

“Estamos muitos felizes com retorno das atividades. Foram tratados vários assuntos e tivemos uma participação muito grande”, avaliou a Coordenadora de Aposentados e Pensionistas do Sinditest-PR, Clenice Stroparo.

Conselho Universitário

O GT Aposentados discutiu e indicou representantes (titular e suplente) para participar da eleição do COUN da UFPR entre março e abril para a vaga dos TAE aposentados no Conselho. O mandato dos atuais representantes se encerra em breve.

Reforma da Previdência

Durante a reunião, foram respondidas dúvidas sobre o aumento do desconto dos vencimentos dos servidores aposentados, causado pela Reforma da Previdência.

Itapoá

O Sinditest-PR realizará uma excursão de aposentados para Itapoá, no litoral norte de Santa Catarina, onde há uma sede do sindicato, no fim de semana dos dias 30 e 31 de maio.

Grupo de Canto

O maestro Álvaro Nadolny apresentou os projetos do Grupo de Canto dos Aposentados da UFPR e informou que o Coral está selecionando novos integrantes.

Projeto da Educação Física

Duas estudantes do doutorado em Educação Física da UFPR estão iniciando um projeto para pessoas acima de 60 anos que não praticam atividade física.

Elas pretendem avaliar os efeitos no corpo e na mente de se iniciar atividade a partir dessa idade. As doutorandas expuseram a proposta de participação durante a reunião do GT. A coordenação irá facilitar a participação, ajudando a localizar locais mais centrais para as atividades dos voluntários que se dispuserem a participar do experimento.

Fonte: Sinditest-PR