Finalizada a Plenária Virtual da Fasubra

0

A categoria dos Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) encerrou o ano de 2025 em estado de vigilância total. Nos dias 19 (sexta) e 20 (sábado) de dezembro, o SINDITEST-PR participou da Plenária Nacional Virtual da FASUBRA Sindical, que reuniu representantes de bases de todo o Brasil para traçar a estratégia de enfrentamento ao governo diante das recentes ameaças à carreira.

O ponto central dos debates foi o PL 6170/2025, enviado pelo governo ao Congresso Nacional. Segundo a Direção Nacional da FASUBRA, o texto publicado ignora pontos cruciais que foram negociados e assinados no Termo de Acordo de Greve de 2024. A quebra de confiança por parte do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) gerou forte indignação. As coordenadoras gerais Cristina del Papa, Ivanilda Reis e Loiva Chansis reforçaram que a categoria não aceitará retrocessos naquilo que foi conquistado com meses de paralisação e luta.

Reunião em janeiro – Apesar da tensão, a pressão sindical começou a surtir efeito. Em reuniões realizadas no dia 16 de dezembro e em conversas com a ANDIFES, o CONIF e parlamentares, a Ministra Esther Dweck sinalizou a possibilidade de alteração no texto do PL para respeitar o acordo original. Entretanto, a FASUBRA mantém a cautela. Uma nova reunião estratégica com o MGI está agendada para o dia 19 de janeiro de 2026. Somente após esse encontro será possível avaliar se o governo, de fato, honrará sua palavra ou se a categoria precisará radicalizar o movimento.

Diante do cenário de incerteza, a Plenária aprovou os seguintes encaminhamentos:

  • 24 e 25 de janeiro de 2026: Realização de uma Plenária Nacional Presencial, logo após a reunião com o MGI, para avaliar a proposta do governo e definir os rumos da mobilização.

  • Fevereiro de 2026: Indicativo de Greve Nacional da categoria, caso o governo não retifique o PL 6170/2025 conforme o acordo de 2024.

  • XXV CONFASUBRA: A Comissão Organizadora também apresentou os avanços para a realização do próximo Congresso da federação, reafirmando a importância da organização democrática da categoria.

Para a diretoria do SINDITEST-PR, o momento exige unidade máxima entre os trabalhadores da UFPR, UTFPR e UNILA. “Não permitiremos que uma canetada apague nossa vitória de 2024. A nossa base deve estar pronta para responder à altura em janeiro e fevereiro”, afirma a Coordenação do Sindicato. A FASUBRA e o SINDITEST-PR convocam todos os filiados e filiadas a acompanharem os canais oficiais de comunicação para as próximas convocações, paralisações e atos.

Compartilhar.

Comments are closed.

X