SINDITEST-PR

Seções Sindicais - UTFPR

RELATO DA PARALISAÇÃO DO DIA 25 DE ABRIL – UTFPR-MEDIANEIRA

No dia 25 de abril de 2012 houve paralisações nos diferentes campus da UTFPR, UFPR, EBSERH e também da UNILA.

Saudamos a todos que se fizeram presentes nos atos e novamente chamamos para as mobilizações que ocorrerão nos dias 9 e 10 de maio de 2012. Nossas conquistas virão de nossas lutas!

Marco histórico: a biblioteca e a secretaria acadêmica do câmpus fecharam as portas. Isso nunca aconteceu durante esses 22 anos de funcionamento. Os alunos sentiram. O setor de assistência de alunos = são 03 servidores trabalhando. Dois paralisaram, um trabalhou de manhã e a tarde. A noite o setor não abriu. Novamente os técnicos que iniciaram suas atividades a menos de uma semana (novas nomeações) aderiram a paralisação. Isto mostra que nossa greve de 2011 mudou toda a história.

A Receita Federal, o INSS e o IBGE de Medianeira, não aderiram ao movimento e trabalharam normalmente. Portanto a idéia de unir os três órgãos e realizar uma passeata pelo centro da cidade não pode ser feita.

Os professores realizaram assembléia um dia antes do movimento, mas não deu quórum mínimo para deliberar pelo paralisação, portanto, não paralisaram no dia 25.

Realizamos panfletagem e conversamos com os alunos sobre os motivos de nossa paralisação. Já os informamos que haverá nova paralisação nos dias 09 e 10 de maio na UTFPR, paralisação específica dos técnicos das universidades.

Os representantes dos centros acadêmicos do câmpus me procuraram no movimento para articular algo a mais para os dias 09 e 10. Fiquei de participar das reuniões e também de conversar com a Rafaela, presidente do DCE do câmpus.

Os órgãos de imprensa da cidade, que não são muitos, fizeram reportagem sobre o movimento, mas ao contrário de cidades maiores, os jornais expressos só circulam um a vez na semana. Portanto, temos que aguardar até a próxima semana.

O Guia Medianeira é on-line, por este motivo envio anexo contendo foto e reportagem do dia da paralisação para conhecimento.

A TV local também foi chamada. Fez tomadas de imagens com o grupo e realizou entrevista. A responsável pela equipe de reportagem ficou de repassar o vídeo.

No total foram: 02 jornais expressos, 01 jornal on-line, canal de TV local. Lembrando que o município todo de Medianeira tem 38.000 habitantes na cidade e região.