Ponto eletrônico no HC: Sinditest conquista mudanças favoráveis aos(as) trabalhadores(as)

A partir do dia 1º de setembro, os(as) trabalhadores(as) do Hospital de Clínicas (HC) da UFPR não precisarão registrar o intervalo para refeição: ele voltará a ser pré-assinalado. A medida é válida para os três vínculos: RJU, FUNPAR e EBSERH.  Esta tem sido uma das maiores demandas do Sindicato no último período.

A direção do HC anunciou a medida em reunião com o Sinditest, realizada na manhã desta quarta-feira (30). “Essa era uma demanda dos trabalhadores que se sentiam incomodados em descer de seus setores para bater o intervalo de uma hora, seja de almoço ou no período noturno”, explica o coordenador de Administração e Finanças Max Dias Colares. A regra era estabelecida para funcionários(as) com turnos acima de seis horas (oito ou 12 horas).

EBSERH

A direção do hospital se comprometeu a verificar com sua assessoria jurídica a possibilidade de rever a determinação da EBSERH sobre a compensação dos 15 minutos de intervalo dos(as) trabalhadores(as). Atualmente, quem faz escala de seis horas, e consequentemente tem o direito a um intervalo de 15 minutos pré-assinalado, precisa ficar 15 minutos a mais no final do plantão para compensar o intervalo.

O coordenador geral do Sinditest Jose Carlos de Assis informou a direção do complexo hospitalar que essa denúncia foi trazida pelos(as) trabalhadores(as) da EBSERH já filiados(as), e que o departamento jurídico do Sinditest está pronto para tomar as medidas legais cabíveis.

Jornada escalonada

A Unidade de Administração de Pessoal (UAP) informou que está providenciando uma normativa para a implementação da jornada escalonada em todo o hospital.

A implantação de escalas diferentes, divididas por equipe, teria o fim de facilitar a troca de plantão. Nesta dinâmica, uma equipe entra às 12h30, outra às 13 horas e por fim uma às 13h30, por exemplo. Deste modo, sempre haverá alguém no plantão durante a troca de funcionários(as).

Assédio moral

O Sindicato apresentou diversas denúncias de assédio moral. As chefias do HC serão chamadas para uma conversa com a direção. Também foi informado à direção do HC que o Grupo de Trabalho de Saúde do Trabalhador está em pleno funcionamento e que nossa psicóloga já está com a agenda aberta aos(as) trabalhadores(as) que necessitarem.

Atestados médicos

A partir de agora, os(as) trabalhadores(as) FUNPAR podem entregar seus atestados médicos para suas chefias diretas. Elas serão responsáveis por encaminhá-los para o SESMT ou para a FUNPAR.

Atendimento emergencial

Os(as) funcionários(as) que passarem mal durante o horário de trabalho e necessitarem de assistência emergencial serão atendidos na “retaguarda” (onde era a UPA). “Se porventura algum trabalhador precisar de algum atendimento e não receber, pode procurar o sindicato, pois essa foi mais uma vitória e conquista do ACT deste ano”, orientou a coordenadora de Aposentados e Pensionistas Maria Aparecida Oliveira.