Nova assembleia EBSERH será convocada para deliberar sobre greve

Uma nova assembleia para a categoria EBSERH será convocada, provavelmente ainda esta semana, para que a categoria decida se irá aderir ou não à greve nacional deflagrada pela Condsef. Trabalhadores(as) da EBSERH de três estados já aderiram à paralisação. O assunto foi discutido em assembleia realizada na manhã desta terça-feira (19), em frente à direção do Hospital de Clínicas da UFPR (HC).

Caso a categoria decida pela greve, o Sinditest irá tomar as providências burocráticas, como notificação da patronal e divulgação em jornal de grande circulação pelo estado.

Ação coletiva

A assessoria jurídica do Sinditest informou que entrará com uma ação coletiva para que os(as) 351 convocados(as) que tiveram sua contratação adiada pela EBSERH assumam seus cargos em outubro. Três dos(as) convocados(as) entraram com mandados de segurança individuais e conseguiram liminares, e já começaram a trabalhar. Apesar de a Empresa estar recorrendo da decisão, o objetivo do Sinditest é que ela seja estendida ao restante dos(as) trabalhadores(as). Outros(as) 200 convocados(as) recorreram ao Ministério Público e aguardam decisão.

Direção do HC

O Sinditest viabilizou uma reunião entre a direção do Hospital e uma comissão de convocados(as) que tiveram a contratação adiada. A gerente administrativa Mônica Evelise Silveira afirmou que é do interesse do HC que os(as) novos(as) trabalhadores(as) entrem logo, e que a instituição se sensibiliza com o caso. “Mas isso foi decidido nacionalmente, por Brasília. Não é nossa governabilidade.”

A gerente informou que viajará à capital federal com a superintendente do HC, Claudete Reggiani, para uma reunião com a EBSERH, porém, acha difícil reverter o adiamento, devido ao ajuste fiscal que está sendo imposto às instituições públicas.

“O caminho é a judicialização. Vocês estão certos em reivindicar”, opinou ela.

Campanha solidária

O trabalhador Evandro Castagna sugeriu a realização de uma campanha solidária para arrecadação de alimentos e dinheiro para as famílias dos(as) convocados(as) que ficaram sem renda – já que muitos(as) trabalhadores(as) pediram demissão ou exoneração, e com o adiamento das contratações, só receberão salário em fevereiro. O Sinditest irá sistematizar como as doações serão recebidas e divulgará em breve as informações.