Inscrições para o Seminário do MML podem ser feitas até 12 de julho

As mulheres interessadas em participar do 1º Seminário Nacional do Movimento Mulheres em Luta (MML) “Mulheres Pretas têm História” pelo Sinditest poderão se inscrever até 12 de julho (terça). O evento acontece em São Paulo nos dias 23 e 24 de julho.

As inscrições serão feitas através de Eliane Graciano, da coordenação de Combate às Opressões. Entre em contato com ela pelos telefones (41) 9647 2117/ 3362 7373 ou pelo e-mail: [email protected].

O valor total da inscrição será efetuado pelo sindicato. Atenção: as vagas são limitadas.

um43

O movimento produziu um site com informações sobre como se inscrever, com a programação e muito mais. Acesse AQUI.

Sobre o Seminário

O Seminário, que terá caráter de formação, foi parte das deliberações do 1º Encontro Nacional da entidade e será de grande importância para o avanço em uma atuação de gênero, raça e classe.

O MML parte da compreensão histórica de que o sistema escravista deixou resquícios nefastos para os negros e as negras até os dias de hoje. Seja na manutenção da população negra nas condições sociais mais rebaixadas e nos postos de trabalho de maior exploração e precarização, seja na reprodução da ideologia do mito da democracia racial, que faz com que a sociedade brasileira, incluindo dirigentes sindicais e movimentos sociais, não considere as diferenças estabelecidas entre negros e não negros no cotidiano.

No caso das mulheres negras, a situação é ainda pior, pois a combinação do machismo e do racismo impõe um grau de opressão e exploração absurdo, que se reflete também na organização para lutar, separando as mulheres negras dos movimentos feministas gerais.

Entendendo que somos um movimento de mulheres trabalhadoras, é necessário que assumamos a tarefa de superar essa condição e avançar na organização de um programa e uma entidade na qual as mulheres negras tenham voz e possam se sentir representadas, sem a pretensão de substituir qualquer forma organizativa própria do feminismo negro ou dos movimentos de luta pela questão racial.

Nesse sentido, o Encontro constituirá um espaço de formação, debate e troca de conhecimentos e experiências. Paralelamente, será também uma forma de saudar a coragem e disposição de luta demonstradas pelas mulheres negras ao longo da história, liderando quilombos e terreiros; preservando os elementos africanos na cultura brasileira; sendo o sustento da família negra no período pós-abolição e até os dias de hoje, em que muitas delas criam seus filhos sozinhas.

A partir daí, farão parte do debate temas como a identidade e resistência da mulher negra, o machismo e o racismo no mundo do trabalho e no sindical, as religiões de matrizes africanas, assim como as formas culturais de resistência.

Em um momento em que as mulheres negras são vanguarda em lutas importantes da classe trabalhadora e da juventude, esse seminário ganha um destaque ainda maior, pois “Mulheres pretas têm e continuam fazendo história”.

*Com informações do MML
Assessoria de Comunicação e Imprensa do Sinditest-PR