SINDITEST-PR

Histórico

Uma história de conquistas

No dia 05 de novembro de 1992, os Técnico-Administrativos em Educação (TAE's) da UFPR (Universidade Federal do Paraná), ex- Cefet-PR, atual UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e da extinta Demec (Delegacia Regional do MEC), davam um grande passo em sua organização política e sindical. Era fundado o SINDITEST-PR (Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior no estado do Paraná Sinditest-PR), que nasceu entre as lutas dos servidores travadas desde o regime militar. Um sindicato que começou trilhando uma história de duros embates contra a estrutura dominante e de participação ativa nas lutas no Paraná e de nosso país.

A década de 1980, chamada por alguns de "a década perdida", significou para os trabalhadores brasileiros, incluindo os servidores das IFES (Instituições Federais de Ensino Superior) e dos Hospitais Universitários, uma retomada das perspectivas de mudança em nossa sociedade, com a derrubada da Ditadura Civil-Militar e a inserção de diversos direitos na Constituição de 1988. Fruto desta movimentação, diversas entidades do movimento social e sindical foram construídas e articuladas. A fundação do SINDITEST-PR, em 1992, é fruto deste movimento.

Contraditoriamente com este movimento com ideais e concepções profundamente inovadoras e democráticas, o SINDITEST-PR foi fundado com um estatuto bastante anti-democrático, sem garantias de instâncias de base e com um presidencialismo acentuado. Mas este estatuto não impediu nossa categoria de construir lutas bastante significativas ao longo desses anos, com destaque para as greves em defesa de nossos salários e da educação e saúde públicas.

Comemorar, a cada ano, a fundação do SINDITEST-PR representa a oportunidade de celebrar um trabalho, uma luta, anos de conquistas, oriundas unicamente do esforço coletivo de uma categoria representativa. Lembrar tantos companheiros que já não estão conosco é possibilitar aos novos o exemplo do resgate de nossa vitoriosa história.

Servidor, mais do que ninguém, você é a história do Sindicato. Venha conosco comemorar e participar das atividades do seu Sindicato!