FASUBRA se reúne com Comitê LGBT da ISP Brasil

Conferência Nacional do segmento LGBT acontece em abril.

Entidades sindicais que compõem o Comitê de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT) da Internacional de Serviços Públicos (ISP) do Brasil se reuniram nos dias 07 e 08 de dezembro de 2015.

O evento realizado na sede da Federação dos Enfermeiros de São Paulo – SP tratou do balanço das atividades do Comitê ISP Brasil e do Comitê Inter-Américas no período de 2012-2015 e das novas metas para o período de 2015-2018. Também foi discutida a organização para a Conferência Nacional do segmento LGBT que acontece em abril deste ano e a apresentação de antecedentes do projeto Igualdade de Oportunidades/Brasil.

O problema da homofobia no Brasil precisa ser superado, inclusive no setor público. Neste sentido, as instituições sindicais trabalham pelo fim da discriminação no trabalho, com base na orientação sexual. Em 2012, foi lançada uma campanha, com propostas políticas em respeito à diversidade sexual. Entre elas, no âmbito da negociação coletiva está:

“o direito ao nome social, pensões, divisão de bens, assistência médica, licenças maternidade/paternidade e adoções garantias de permanência no emprego aos soros positivos e as travestis que se encontram em processos de transição de transexualidade, licenças médicas em geral e a garantia de programas de capacitação e esclarecimentos junto às chefias sobre o respeito aso Direitos Humanos da Orientação sexual e da Identidade de Gênero tendo em vista a erradicação do assédio moral por discriminação nas repartições públicas para com os trabalhadores/servidores LGBT”.

Entidades participantes: FASUBRA Sindical, Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal do Rio Grande do Norte (FETAM) e do Maranhão, Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (CONDSEF) e Federação dos Enfermeiros de São Paulo.

A Fasubra foi representada pelo coordenador Edson Lima (Formação e Comunicação Sindical), substituindo a titular Antonieta Xavier.

Fonte: FASUBRA Sindical