UTFPR: 30 horas e manifestação no Conselho são direitos dos(as) técnicos(as)

Não só a flexibilização da jornada está ameaçada na UTFPR, como também o direito dos técnicos(as) administrativos(as) de se expressarem e participarem das decisões sobre sua própria vida funcional.
Para a última sessão do Conselho Universitário da UTFPR (COUNI), do dia 29 de setembro, foi pautada a “instalação de comissão central para realizar estudo de avaliação do impacto causado pela flexibilização da jornada de trabalho dos servidores técnico-administrativos (30h) na UTFPR”. Contudo, a categoria não foi convidada para participar da discussão nem para indicar nomes para integrar a comissão.

Assim, um grupo de cerca de dez representantes, entre delegados(as) de base e diretores(as) do Sinditest, se reuniu e foi às portas do COUNI solicitar direito à fala e a entregar uma carta reivindicando que a comissão fosse paritária. Os conselheiros deliberaram sobre a questão e aprovaram a entrada de somente cinco representantes.

Por entender que todos(as) integrantes deveriam ter direito à voz, parte do grupo entrou na sessão do COUNI pra defender a participação dos(as) técnicos(as) na discussão sobre sua própria jornada de trabalho – alguns integrantes foram barrados e literalmente impedidos de entrar na sala. O reitor, em uma amostra de autoritarismo e intransigência, suspendeu a sessão e cortou os microfones da transmissão ao vivo, negando mais uma vez à categoria o direito à voz.

Após cerca de trinta minutos de intervenções do grupo de técnicos(as), o reitor encerrou a sessão do COUNI, não permitindo que os(as) técnicos(as) indicassem nomes para a formação da comissão. No site da UTFPR, a administração chama os(as) representantes(as) dos técnicos(as) de invasores.

Assista ao vídeo da intervenção.

O direito de fala e manifestação é legítimo no Conselho. Todos(as) eram representantes legítimos(as) da categoria, e se manifestaram intervindo na sessão do COUNI porque foram impedidos(as) de entrar em conjunto. O COUNI iria implantar uma comissão central sobre as 30 horas sem sequer ter dialogado com os(s) técnicos(as) sobre isso. A instalação da comissão central é uma pauta da categoria desde 2013.

Agora, o assunto voltará a ser discutido no COUNI, na sessão do dia 20 de outubro.