Assembleia geral aprova adesão à paralisação do dia 14/09

A base do Sinditest aprovou a adesão da categoria à greve geral do dia 14 de setembro, em assembleia geral realizada no Hospital de Clínicas da UFPR (HC), na manhã da última quarta-feira (6). Puxada pelos(as) metalúrgicos(as) e pelos(as) servidores(as) federais, a paralisação será contra as Reformas de Temer e a perda de direitos da classe trabalhadora, e ganhou o apoio da CSP-Conlutas, central sindical à qual o Sinditest é filiado. A greve terá participação de todos os vínculos trabalhistas da base do Sindicato: UFPR, UTFPR, UNILA, FUNPAR e EBSERH.

Veja aqui a programação.

Além da paralisação, a assembleia discutiu e deliberou sobre vários pontos:

30 horas

O processo para implementação total da jornada flexibilizada na UFPR está na fase das eleições das comissões locais de 30 horas, informou a coordenadora de Comunicação e Imprensa do Sinditest e conselheira do COUN, Carla Cobalchini. “Quem já faz as 30 horas tem o prazo de 18 meses para ajustar o processo à nova Resolução, aprovada pelo COUN e publicada no último dia 2 de agosto”, avisou.

O Sinditest já está acompanhando as assembleias setoriais nos diversos campi. Para aqueles que ainda não realizaram a eleição da comissão local, o Sinditest solicita que entrem em contato direto com a diretoria do Sindicato pelo telefone: (41) 3362-7373.
A base aprovou o encaminhamento para formação de um grupo de trabalho amplo, geral, com técnicos(as) das três universidades que são membros das comissões locais de 30 horas – para troca de experiências.

Ponto eletrônico no HC

O intervalo dos(as) trabalhadores(as) do HC voltou a ser pré-assinalado, uma das principais demandas da base que o Sindicato defendeu através de reuniões de negociação e denúncias para o Ministério Público e Ministério do Trabalho, afirmou o coordenador geral José Carlos de Assis.

Até o mês passado, os(as) trabalhadores(as) estavam sendo obrigados(as) a se deslocar de seus locais de trabalho – como o 15º andar do hospital, por exemplo – até o ponto eletrônico, para registrar entrada e saída do intervalo de 15 minutos.

José Carlos também informou que serão implantadas jornadas escalonadas, com horários variados de entrada e saída. A flexibilização dos turnos está em estudo pela direção do HC e foi uma conquista do Sinditest que facilitará a passagem de plantões.

Eleição de delegados(as)

A base elegeu delegados(as) para representação da categoria em dois eventos nacionais, o congresso da FASUBRA e a plenária da CSP-Conlutas.

Para a plenária da FASUBRA, que será realizada nos dias 15, 16 e 17 de setembro, candidataram-se duas chapas. A chapa 2 ganhou a votação por 55 a 54 votos, e teve direito a indicar quatro delegados(as): Marisa Ribas, Claudia Nardin, Robson Gibim e Daniel Mittelbach. A chapa 1, por sua vez, pôde indicar três: Mariane Siqueira, Yousseff Ali e Warner Lucas.

Para o Congresso da CSP-Conlutas, que acontecerá de 12 a 15 de outubro, também se inscreveram duas chapas. A chapa 1 venceu por 47 a 45 votos. Cada chapa poderá indicar sete delegados(as) e sete suplentes.