Assembleia FUNPAR discute ponto biométrico e ACT

Trabalhadores e trabalhadoras fundacionais se reuniram hoje, dia 16, em assembleia, para discutir aspectos do último Acordo Coletivo de Trabalho e também a nova política da direção do HC relativa ao ponto biométrico – uma normativa nacional da EBSERH.

Com a vinda dos(as) novos(as) trabalhadores(as), muitas chefias vão querer “mostrar serviço” inventando regras para cobrar os(as) funcionários(as). Por isso, é importante estar bem informado sobre o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2017/2018. O Sinditest elaborou uma versão de bolso para que o(a) funpariano(a) tenha seus direitos sempre à mão.

Ponto Eletrônico

A assessoria jurídica do Sinditest orientou os(as) funcionários(as) da FUNPAR a seguir o que foi assinado no ACT: deve-se registrar somente a entrada e a saída dos turnos. Quanto às novas determinações, o Sindicato está negociando com a direção.

De acordo com o coordenador de Administração e Finanças Max Colares, existem duas possíveis saídas: ou um termo aditivo que especifique a não obrigatoriedade de bater o intervalo, ou o intervalo pré-assinalado. “Isso resolveria a questão da passagem de plantão”, afirmou.

Imposto sindical

Conforme diretriz da central sindical à qual o Sinditest é filiado, a CSP Conlutas, o Sinditest realiza a devolução do imposto sindical, que é descontado arbitrariamente uma vez ao ano do contracheque dos(as) trabalhadores(as), no valor correspondente a um dia de trabalho.

“O governo desconta esse valor, fica com uma parte e repassa uma parte para os sindicatos. É um jeito de fazer os sindicatos dependerem do governo e do patrão para sobreviver. Nós defendemos que a filiação tem que ser voluntária, e fazemos o trabalho de convencimento da importância da luta sindical e de incentivo à filiação”, disse a coordenadora de Administração e Finanças Mariane Siqueira.

A devolução para os(as) sindicalizados(as) será realizada no período de 28 de agosto a 15 de setembro, na sede administrativa do Sinditest.

Jornal ACT FUNPAR

O Sindicato produziu um jornal com as conquistas salariais e sociais do ACT 2017/2018. Confira aqui.

EBSERH

A direção do Hospital de Clínicas (HC) promete que até dia 11 de setembro, 1029 novos(as) funcionários(as) da EBSERH serão chamados(as) para atuar na instituição. O ingresso de mais trabalhadores(as) é muito bem-vindo em um hospital que carece de recursos humanos, porém, gera a dúvida: como esse novo pessoal vai trabalhar se atualmente já faltam materiais e medicamentos?

Para Carla Cobalchini, é fundamental a união entre os(as) trabalhadores(as) dos diversos vínculos empregatícios. “Se a gente não se unir, vai ser uma categoria engolindo a outra. A gente tem que lutar pela isonomia, pra estender a todos o que é bom para um. Não podemos entrar nessa onda de criar guerra entre os vínculos”, pontuou.

Luisa Nucada,

Assessoria de Comunicação e Imprensa do Sinditest-PR.